Deco lança segundo leilão de energia

Inscrições para leilão que visa oferta combinada de gás e electricidade decorrem até 27 de Junho.

Foto
Leilão está aberto a quem já tiver participado na iniciativa do ano passado Miguel Madeira

A Deco abriu nesta segunda-feira as inscrições para um segundo leilão de energia que inclui a dupla oferta de gás e electricidade e está marcado para dia 30 de Junho. A associação nota que os consumidores com gás natural “têm mostrado preferência por ofertas combinadas”, pelo que optou por seguir a tendência acreditando que “será possível obter melhores condições económicas ao juntar as duas energias”.

No entanto, segundo um comunicado de imprensa da associação de defesa dos consumidores, divulgado nesta segunda-feira, os consumidores que prefiram apenas mudar de fornecedor de electricidade também podem fazê-lo. Os inscritos no leilão, que também está aberto a quem tiver participado no leilão do ano passado, receberão as estimativas de poupança a partir de 15 de Julho e têm até 30 de Setembro para concretizar a mudança de comercializador.

A Deco garante que os 620 mil consumidores que, entre Agosto e Dezembro de 2013, mudaram para o mercado liberalizado de electricidade “beneficiaram de uma poupança global de 8,4 milhões de euros”. Um valor que abrange tanto os consumidores que aderiram à tarifa do primeiro leilão, como todos os outros que aproveitaram os descontos oferecidos pelos restantes fornecedores como resposta a essa iniciativa, diz a associação.

No leilão lançado no ano passado, ganho pela Endesa, apenas 7% dos quase 600 mil inscritos formalizaram a mudança de comercializador. Rita Rodrigues, da Deco, explicou ao PÚBLICO, em Julho do ano passado, que o leilão se traduziu em cerca de 40 mil novos contratos para a Endesa. A responsável classificou, no entanto, a iniciativa como positiva, porque a tarifa vencedora em leilão fez com que, em seguida, a EDP Comercial, a Galp e a Iberdrola avançassem com ofertas mais baixas.

Segundo a Lusa, o segundo leilão da Deco terá quatro modalidades, para não excluir quem não estiver interessado numa oferta combinada: electricidade simples; electricidade com bi-horário; electricidade e gás com tarifa simples e proposta dual com tarifa bi-horária.

A DECO já informou sobre o leilão os comercializadores que estão no mercado com ofertas combinadas (Galp, EDP e Gold Energy) e outros cinco comercializadores de electricidade. “O principal objectivo do primeiro leilão, que era mexer no mercado, foi conseguido. Mas esse impulso esmoreceu, o mercado está a ficar adormecido e, por isso, achámos que este é o momento certo para um segundo leilão”, disse à Lusa Rita Rodrigues, esta segunda-feira.

 
 

  



Sugerir correcção
Comentar