Só 7% aderiram à tarifa de electricidade do leilão da Deco

Endesa deverá conseguir 40 mil novos contratos.

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Mecanismo de atribuição da tarifa social está a ser reformulado Adriano Miranda

O número de contratos de fornecimento de electricidade efectivamente conseguidos pela operadora ainda não é certo (e só será conhecido em Setembro, quando o processo já estiver concluído). Os dados que a Deco divulgou nesta quinta-feira, referindo um universo de 40 mil adesões, dizem apenas respeito aos clientes que sinalizaram a intenção de optar pela tarifa, mas é esse o volume de contratos que a associação prevê que sejam contratados, avançou ao PÚBLICO a responsável da Deco pelo leilão, Rita Rodrigues.

Num cenário em que os 40 mil consumidores acabem por fechar acordo com a Endesa, o número de adesões fica muito aquém dos 100 mil novos contratos necessários para a Deco cobrir os custos de montagem da operação.

Rita Rodrigues faz, no entanto, um balanço “muito positivo” da operação, garantindo que a Deco não lançou o projecto com metas sobre o número de adesões – “não era nem nunca foi objectivo principal deste leilão”, diz –, mas com o objectivo de “mexer com o mercado de electricidade”. E a prova, contrapõe, está no facto de a EDP, a Galp e a Iberdrola terem lançado campanhas promocionais depois do leilão. “As respostas que vieram a seguir de uma maneira concertada e articulada claramente foram uma resposta directa ao leilão”, diz.

Segundo cálculos da Deco, os consumidores terão conseguido – não apenas com o leilão, mas também as campanhas que se seguiram – uma poupança acumulada acima de cinco milhões de euros. O valor resulta de uma poupança média anual de 18 euros por consumidor.

Das 40 mil potenciais adesões à Endesa, 40 a 50% serão de associados da Deco, diz Rita Rodrigues.

Tal como foi decidido nas negociações que antecederam o leilão, a Deco vai receber da Endesa cinco euros por cada cliente angariado, um tema que fez correr tinta quando se soube que chegou a ser ponderada uma comissão de angariação de 15 euros.

A Deco compromete-se a entregar o valor da comissão aos associados (o montante será descontado na factura da electricidade). Em relação aos restantes consumidores (não-filiados na Deco), o montante da comissão será entregue pela Endesa à associação de defesa do consumidor.

Tendo em conta o número de clientes que aderiram, o valor a receber pela Deco não cobrirá os custos de montagem da operação, que Rita rodrigues diz serem superiores a 250 mil euros. Para isso, seriam precisos 100 mil novos contratos, o que está longe de se concretizar.

Com isto, de fora fica a hipótese, admitida em Maio pelo presidente da Deco, Vasco Colaço, de a Deco restituir aos associados o eventual remanescente que viesse a ser conseguido em comissões, uma vez que os valores estimados não serão alcançados.
 
 
 
 

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