CGD antecipa pagamento ao Estado de 1300 milhões de empréstimo obrigacionista

Até final do ano, o banco estatal, que em 2013 teve prejuízos de 575,8 milhões de euros, deverá pagar ao Estado mais 500 milhões de euros.

Foto
CGD detém 51% do BCI, banco que opera no mercado moçambicano Carla Rosado

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai antecipar em oito meses o reembolso parcial de uma emissão obrigacionista garantida pelo Estado e vai entregar [a 15 de Abril] 1300 milhões de euros.

O valor total do empréstimo é de 2,8 mil milhões de euros, ficando por pagar ao Estado 1500 milhões de euros. A emissão obrigacionista, garantida pelo Estado, foi realizada em Dezembro de 2011 e tem uma maturidade de três anos.

A linha de garantia do Estado para apoiar a banca portuguesa, de 20 mil milhões de euros, foi criada em 2008, no contexto de crise financeira a nível internacional, e destinou-se a permitir o cumprimento das obrigações das instituições de crédito portuguesas no âmbito das suas operações de financiamento.

A Associação Portuguesa de Bancos já comunicou que, desde o início de 2013 até final deste ano, os bancos deverão ter pago ao Estado 400 milhões de euros em comissões pelo uso da linha com garantia pública.

 

.

 

Sugerir correcção
Comentar