CaixaBank e Banca Cívica fecham acordo para fusão

Foto
O Caixa Bank lançou a 17 de Fevereiro uma OPA sobre a totalidade do capital do BPI. Albert Gea / Reuters (arquivo)

A CaixaBank e a Banca Cívica fecharam ontem, depois de um fim-de-semana de intensas negociações, um acordo de fusão que será formalizado hoje, confirmaram à Lusa fontes do sector.

As mesmas fontes explicaram que o acordo foi “finalizado” nos últimos dias e será agora “confirmado” pelos conselhos de administração da CaixaBank – do grupo La Caixa, que controla 30,1 por cento do BPI – e da Banca Cívica (que nasceu da fusão da Caja Navarra, CajaCanarias, Caja Burgos e Cajasol).

Segundo fontes do mercado citadas pela imprensa espanhola, os pormenores do acordo deverão ser notificados aos reguladores e aos mercados hoje.

Quando se concretizar a fusão, nascerá o primeiro banco espanhol por volume de activos, com mais de 340 mil milhões de euros, acima do BBVA (que recentemente comprou a entidade catalã Unnin que tinha sido alvo de uma intervenção do Estado).

O acordo de princípio foi fechado na sexta-feira e os pormenores concretizados em negociações durante o fim-de-semana, faltando agora formalizar o valor da troca de títulos.

Os contactos já tinham começado há várias semanas, tendo a CaixaBank remetido no dia 13 uma comunicação à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV) informando que estudava a compra da Banca Cívica.

Esta entidade precisava de se fundir por não conseguir responder sozinha às necessidades de capitalização adicional, avaliada em mais de 2000 milhões de euros, exigidas pelo Governo para sanear os seus activos imobiliários.

Sugerir correcção
Comentar