BPI conclui reembolso das ajudas do Estado

Banco anunciou esta quarta-feira a devolução de mais 420 milhões de euros.

Foto
BPI diz que o Estado obteve um ganho de 102 milhões de euros com a operação Shamila Mussa/Arquivo

O BPI concluiu, nesta quarta-feira, o reembolso da ajuda financeira prestada pelo Estado, com anúncio do pagamento de 450 milhões de euros de obrigações subordinadas de conversão contingente (CoCo).

O banco dá assim por terminado o reembolso da operação de recapitalização, iniciada em Junho de 2012 quando o Estado subscreveu 1500 milhões de euros de CoCo. Nestes dois anos, o BPI “suportou 167 milhões de juros” com o capital contingente, refere um comunicado do BPI, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O BPI garante que o Estado terá obtido um ganho de 102 milhões de euros com a operação. “Tendo em conta que o investimento do Estado no Banco BPI foi financiado através da linha de 12 mil milhões de euros disponível para a recapitalização dos bancos portugueses no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira, cuja taxa de juro média foi de cerca de 3,3%, o Estado Português obteve, no mesmo período, um ganho de 102 milhões de euros, o que corresponde a uma margem média de 5,3%”, sublinha.

 O primeiro reembolso foi feito logo a 13 de Agosto de 2012, com a entrega de 200 milhões de euros. E, só nos últimos seis meses, foram pagos 920 milhões. Com o último pagamento, a instituição financeira liderada por Fernando Ulrich antecipa em três anos o pagamento ao Estado.

Sugerir correcção
Comentar