BMW e Samsung alargam parceria no fornecimento de baterias para automóveis eléctricos

O acordo visa o fornecimento de baterias para os modelos i3, i8 e outros modelos híbridos que serão fabricados no futuro.

Foto
A BMW considera que a sustentabilidade destas baterias é uma das principais vantagens em ter a Samsung como fornecedora. Christian Hartmann

A BMW e a Samsung assinaram, esta terça-feira, na capital da Coreia do Sul, um memorando que visa que a empresa sul-coreana forneça baterias para os futuros modelos de automóveis eléctricos da gigante alemã.

A aliança sul-coreana/alemã diz respeito à venda de baterias para os modelos BMW i3, BMW i8 e outros modelos híbridos que serão fabricados nos próximos anos, informou nesta terça-feira a BMW, no seu blogue oficial. O acordo compromete a Samsung SDI a fornecer baterias de 96 células e de 60 amperes.

A BMW justifica este acordo essencialmente pela necessidade de resposta à expansão no mercado dos automóveis eléctricos, bem como pelo desenvolvimento tecnológico que se tem verificado nas baterias destinadas a esse fim.

Klaus Draeger, responsável pela rede de fornecimentos da BMW, concede grande importância às baterias, alegando que são “essenciais em todos os veículos eléctricos, já que determinam o desempenho e a capacidade do automóvel”. Para o membro do conselho de gestão, na Samsung SDI, a BMW escolheu “um fornecimento que oferece a melhor tecnologia e as melhores baterias orientadas para o futuro, baseadas na melhor perícia sul-coreana”, pode-se ler no blogue da empresa alemã.

A parceria entre as duas empresas já vem desde 2009 e permitiu que a gigante alemã tivesse acesso à tecnologia das baterias de ion de lítio. A BMW considera que a “sustentabilidade deste tipo de baterias amigas do ambiente” foi um dos motivos para terem optado por escolher a Samsung SDI como fornecedora.

Sang-JIn Parl, presidente executivo da Samsung SDI, acredita que “este acordo com o grupo da BMW demonstra a confiança que a empresa alemã tem na tecnologia futurista da Samsung SDI e na sua produção em massa eficiente”. “Ambas as companhias estão confiantes que a parceria irá assegurar a liderança nas tecnologias do futuro”, acrescentou o dirigente em comunicado no blogue da BMW.

A Samsung SDI dedica-se à fabricação de baterias e detém negócios com outros grupos da indústria automóvel, de que são exemplo as norte-americanas Ford e Chrysler e a indicana Mahindra.

 

 

Sugerir correcção
Comentar