Um Windows radicalmente diferente, o falhanço da entrada em bolsa do Facebook e uma polémica em Portugal sobre uma lei para taxar aparelhos como telemóveis e leitores de música – alguns dos momentos que marcaram o ano.

  • O Galaxy S3 foi o smartphone mais vendido no terceiro trimestre deste ano. É boa notícia para a Samsung, que pela primeira vez consegue ter um modelo mais popular nas lojas do que os iPhone da Apple. Os analistas esperam, no entanto, que os lugares voltem a inverter-se já nos últimos três meses de 2012, com o iPhone 5 a impor-se no mercado.

  • A guerra das patentes entre a Apple e a Samsung parece não ter fim à vista. No Reino Unido, a justiça decidiu a favor da empresa sul-coreana e obrigou a Apple a divulgar no seu site a deliberação final. O problema é que a primeira declaração da empresa norte-americana não andava muito longe daquilo a que em Portugal se costuma chamar "chico espertismo", pelo que o Tribunal de Recurso puxou as orelhas aos criadores do iPhone e do iPad.

  • Pode ser a derradeira hipótese da Nokia para agarrar um papel de relevo num filme em que as estrelas são a Apple e a Samsung. A empresa finlandesa revelou esta quarta-feira os novos modelos Lumia 920 e 820, com o sistema operativo Windows Phone 8, que é também uma aposta da Microsoft para entrar na luta com o iOS e o Android.

  • O mais recente episódio da batalha judicial que a Apple e a Samsung estão a travar em tribunais de quatro continentes, desde Abril do ano passado, aconteceu no Japão. A empresa norte-americana acusava a concorrente sul-coreana de copiar tecnologia de sincronização de música e vídeo entre dispositivos móveis e computadores. A justiça não lhe deu razão.

  • Vitória da Apple lança onda sobre as tecnológicas. A vitória da Apple sobre a Samsung em tribunal lançou ontem ondas de choque sobre as acções das empresas tecnológicas, limpando mais de 12 mil milhões de dólares da capitalização de mercado dos gigantes coreanos, atingindo as acções da Google e dando um impulso à Nokia, que tem estado em dificuldades.

  • As acções da Samsung desceram esta segunda-feira 7,8% na bolsa de valores de Seul. Esta é a maior queda dos últimos quatro anos e surge depois de a marca ter sido considerada culpada, por um tribunal norte-americano, de violar patentes da rival Apple para smartphones e tablets.