BMW cai em bolsa após notícia que aponta excesso de emissões num modelo da marca

Suspeitas têm afectado outros fabricantes europeus para além da Volkswagen.

Foto
Revista lançou suspeitas sobre um modelo da BMW Christian Hartmann/REuters

Os rivais da Volkswagen estão a sentir as ondas de choque. As acções da BMW estão nesta quinta-feira em queda, na sequência de uma notícia na imprensa alemã que afirma que há carros desta empresa que também não cumprem os limites europeus para a emissão de gases poluentes.

Às 13h40, as acções da BMW desciam 7% na Bolsa de Frankfurt. Já a Daimler, fabricante dos Mercedes, descia 5%. Pelo contrário, a cotação da Volkswagen, um dia após a saída do presidente executivo, estava a subir 2%, continuando a tendência de quarta-feira.

Segundo a revista especializada Auto Bild, o modelo BMW X3 xDrive 20d não cumpre a norma Euro 6, que entrou recentemente em vigor e determina os limites de emissões de gases poluentes. A revista diz que o automóvel emite quase 12 vezes mais óxido de azoto do que o legalmente permitido.

Os testes, que também identificaram o mesmo problema num Audi A8 (a Audi faz parte do Grupo Volkswagen), foram feitos pelo Conselho Internacional para o Transporte Limpo, o mesmo grupo ambientalista que alertou as autoridades americanas. À revista alemã, a BMW respondeu que não tem qualquer sistema capaz de detectar a realização de testes em laboratório fazer com que os carros emitam menos poluentes do que em estrada, como acontece com a Volkswagen.

O escândalo da Volkswagen lançou suspeitas sobre todo o sector e tem levado o Governo de alguns países a pedir fiscalizações nacionais e ao nível europeu.

Em Portugal, o ministro da Economia, António Pires de Lima, disse nesta quinta-feira que o Governo está a trabalhar com o Instituto de Mobilidade e Transportes "para perceber se há alguma implicação para Portugal" das falhas descobertas nos motores a diesel da Volkswagen.

Pires de Lima disse ainda ter falado com responsáveis da Autoeuropa, a fábrica da Volkswagen em Palmela, tendo estes garantido que "os veículos produzidos em Portugal, nos últimos anos, não tiveram a incorporação deste kit fraudulento”. A fábrica não produz nenhum dos modelos Volkswagen e Audi que as autoridades americanas descobriram estar a falsear os testes.

Em Espanha, o jornal El País noticiou que a Seat, uma marca espanhola subsidiária da Volkswagen, usou os motores fraudulentos em mais de meio milhão de automóveis.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários