BdP divulga comissões de Serviços Mínimos Bancários para comparação de preços

Supervisor vai ainda divulgar evolução do número de contas criadas ao abrigo do regime especial.

Foto
Avisos do Bnaco de Portugal sobre intermediação ilegal são recorrentes. Foto: Pedro Cunha / PÚBLICO

O Banco de Portugal (BdP) iniciou a divulgação, no Portal do Cliente Bancário, de informação sobre as comissões cobradas pela manutenção da conta de Serviços Mínimos Bancários (SMB), praticadas pelas instituições de crédito que disponibilizam estes serviços, bem o evolução do número de contas abertas ao abrigo deste regime, criado a pensar nos cidadãos com baixos rendimentos.

Com a informação agora disponibilizada, o BdP pretende disponibilizar uma forma de comparação das comissões de manutenção de conta de SMB, cobradas pelas instituições de crédito que voluntariamente se comprometeram a disponibilizar estes serviços, e que são actualmente seis: Banco BPI, BCP, BES, Santander, Montepio Geral e CGD.

A comissão de manutenção de conta de SMB engloba, nos termos da lei, os serviços de abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem; a disponibilização de cartão de débito para movimentação da conta; o acesso à movimentação da conta através de caixas automáticas, serviço de homebanking e balcões da instituição de crédito; a realização de depósitos, levantamentos, débitos directos e transferências intrabancárias nacionais, sem restrição quanto ao número de operações que podem ser realizadas.

As instituições de crédito não podem, de acordo com a lei, cobrar uma comissão de manutenção de conta de SMB (que inclui todos os encargos associados a esta conta) que, anualmente, ultrapasse 1% do salário mínimo nacional (actualmente 4,85 euros).

Neste momento, há duas instituições que não cobram nada, o BPI e a CGD, e uma que cobra cerca de metade do valor, o BES.

Em termos de evolução dos números de SMB, o BdP adianta que em 2013 estavam abertas 9646 contas SMB, bem acima das 3371 que existiam em 2012. A alteração do regime, em Outubro de 2012, permitindo a reconversão de uma conta já existente em SMB ajudam a explicar o aumento registado.

O BdP adianta que vai actualizar a informação relativa ao número de contas semestralmente, com dados relativos a Junho e Dezembro.

Sugerir correcção
Comentar