BCP encaixa 304 milhões com venda de participação na Polónia

Banco reduz posição mas fica ainda com 50,1% do Bank Millennium.

Foto
BCP teve a maior queda do PSI 20 Rita Baleia

O Millennium bcp ai encaixar 304 milhões com a venda de uma fatia de 15,41% da instituição financeira que detém na Polónia, segundo informou a instituição financeira liderada por Nuno Amado.

O processo, feito através de uma venda rápida, vai mudar a configuração accionista, mas o BCP permanece com 50,1%, garantindo assim o controlo do banco polaco. "O BCP continua plenamente comprometido com o Bank Millennium, assim como com a Polónia, que continua a ser fundamental no seu franchise e na sua estratégia", assegura a instituição financeira em comunicado enviado esta quinta-feira.

Na quarta-feira, o banco já avançara que, do capital a alienar, o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD) poderia ficar com uma fatia de 3%. Parte do capital já está disperso em bolsa (26,6%) e a ING OFE detém cerca de 8%.

O banco de investimento norte-americano JP Morgan foi o coordenador global da operação, que contou ainda com o apoio do Dom Maklerski PKO Banku Polskiego e do Millennium Dom Maklerski.

O banco liderado por Nuno Amado tem vindo a alienar diversos activos e, neste momento está a preparar a venda do Activobank. Com o encaixe da operação na Polónia, o BCP ganha folga para poder pagar mais uma tranche do apoio financeiro prestado pelo Estado, cuji valor, neste momento, é ainda de 750 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar