Altice oferece sete mil milhões pela PT Portugal

Os rumores concretizaram-se. Os donos da Cabovisão e da Oni lançaram uma oferta pelos negócios portugueses da Oi.

Foto
A Portugal Telecom fundiu-se com a Oi, que agora pode vender o negócio em Portugal Miriam Lago

A Altice anunciou no domingo o lançamento de uma oferta de 7025 milhões de euros pela PT Portugal. O grupo francês que detém a Oni e a Cabovisão salienta que a oferta exclui a dívida da Rioforte e os activos em África.

A Altice atribui um enterprise value (incluindo dívida) de 7025 milhões de euros à PT Portugal. A empresa francesa esclareceu, num comunicado divulgado no domingo à noite, que a oferta inclui um ganho de 400 milhões de euros relativo à geração de receitas futura da PT, bem como outros 400 milhões relativos à geração futura de free cash flow operacional. Se for aprovada, a transação será financiada “com dívida nova e fundos próprios”, explicou a Altice.

Desde o início de Outubro que existiam rumores sobre o interesse da Altice na PT Portugal e, na semana passada, em entrevista ao Diário Económico, em Lisboa, o presidente executivo do grupo, Dexter Goei, assumiu que se preparava para avançar “em breve” com uma oferta vinculativa.

A oferta do grupo francês fez com que as acções da PT iniciassem a semana em forte valorização na bolsa portuguesa.

A Altice tem estado em contactos com os accionistas da Oi, incluindo os accionistas de referência da PT SGSP (como a Ongoing, a Controlinveste, a Visabeira e o Novo Banco) para assegurar que a oferta é bem recebida. Numa primeira passagem por Portugal, o gestor esteve também com o vice-primeiro-ministro Paulo Portas, a quem manifestou a intenção de criar empregos no país, na área dos call center.

Além da Altice foram apontados como potenciais interessados nos negócios portugueses da Oi (que passou a controlar a PT Portugal em Maio) os fundos Apax Partners, CVC Capital e Bain . A Oi já tinha revelado ter recebido manifestações de interesse na PT Portugal, inclusive da Altice, mas ainda na sexta-feira passada negou ter recebido qualquer proposta formal.

Nesse mesmo dia a imprensa brasileira deu como certo que a Oi chegou a acordo com a Vivo e a Claro para comprar a TIM Brasil e repartir com as concorrentes os activos da operadora móvel. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a concretização de uma oferta estaria dependente apenas de que a PT Portugal fosse vendida. Será através da venda da PT que a Oi terá capacidade de financiar alguma aquisição no Brasil e eventualmente reduzir alguma da sua dívida, que ronda actualmente os 15 mil milhões de euros.

Entretanto, a Oi esclareceu esta segunda-feira que a proposta da Altice “já foi enviada ao conselho de administração da Oi, que analisará e decidirá sobre os seus termos”.

Num comunicado remetido pela PT SGPS (accionista da Oi) à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa brasileira diz ainda que “manterá os seus accionistas e o mercado informados sobre quaisquer eventos relevantes relacionados à proposta” da Altice.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários