Apple cria ferramenta para apagar o álbum dos U2

Já é possível apagar o disco de forma rápida e fácil.

Foto
Tim Cook, chefe executivo da Apple, no momento da apresentação da novidade Reuters

O que parecia ser uma boa notícia, tornou-se afinal para muitos numa dor de cabeça. Numa grande operação de marketing, na semana passada, a gigante norte-americana decidiu disponibilizar gratuitamente o novo álbum dos U2, Songs of Innocence, mas nem todos os seus utilizadores ficaram contentes com a oferta. Multiplicaram-se as críticas e as queixas e por isso esta semana a Apple desenvolveu uma ferramenta que permite apagar o disco com apenas um clique.

Isto acontece depois de vários utilizadores se terem queixado da dificuldade de apagar o álbum dos seus aparelhos (iPhones, iPads, iPods…). Não só o álbum tinha ido parar às contas sem a sua permissão, como depois eliminá-lo requeria alguns passos e, aparentemente, até algum investimento. Afinal, o trabalho da banda foi distribuído como um produto disponível no iTunes, ou seja, está localizado nas contas de iCloud dos utilizadores. A única forma de apagar música do iCloud é subscrever o serviço iTunes Match, que armazena a música dos subscritores do iTunes no iCloud e a sintoniza automaticamente com os aparelhos da Apple que o utilizador tenha. Manter o iTunes Match custa uma média de 25 dólares por ano.

Ao longo dos últimos dias, outras formas de apagar as 12 canções da banda de Bono Vox foram aparecendo mas nem todas de forma clara. Por isso mesmo, a Apple decidiu agora simplificar a vida aos seus utilizadores e satisfazê-los como na semana passada satisfez os fãs dos U2 ao oferecer-lhes Songs of Innocence.

Assim, quem não gosta da banda, terá apenas de ir a itunes.com/soi-remove e o problema fica resolvido. Uma solução “fácil”, como explicou à BBC Adam Howorth, porta-voz da Apple. E se mesmo assim ainda existirem dúvidas, basta contactar o serviço de apoio ao cliente da empresa (AppleCare).

Songs of Innocence foi lançado na terça-feira sem que ninguém estivesse à espera durante a apresentação do iPhone 6. Imediatamente a Apple disponibilizou o álbum gratuitamente em mais de 500 milhões de contas. É o primeiro álbum da banda desde 2009, ano em que editaram No Line On The Horizon.

Sugerir correcção
Comentar