Black Sabbath são os mais vendidos do Reino Unido, 43 anos depois

Novo álbum, o primeiro de originais com Ozzy Osbourne em 35 anos, subiu rapidamente ao topo da tabela dos mais vendidos e bateu o recorde de Rod Stewart.

Foto
Osbourne e Geezer Butler Theo Wargo/aFP

Duas marcas assinaláveis: os Black Sabbath de Ozzy Osbourne voltaram à liderança do top dos álbuns mais vendidos no Reino Unido, quase 43 anos depois da sua última estadia no cobiçado lugar; estes 43 anos são o mais longo intervalo de sempre entre "números um" na lista da Official Charts Company.

O álbum chama-se 13 e para os Sabbath, considerados por muitos como os pais do metal, é o segundo mais bem sucedido da carreira – Paranoid, o segundo disco que continha alguns dos maiores êxitos do grupo britânico, como War Pigs ou Iron Man, foi também número 1. Em Setembro de 1970.


13 é o primeiro trabalho de originais dos Black Sabbath com Ozzy Osbourne na voz desde 1978, ou seja, em 35 anos, e tem como singles God is Dead? e End of the Beginning.

A rápida ascensão do novo álbum ao top de vendas surpreendeu Ozzy Osbourne, o vocalista dos Sabbath. “Estou em choque”, disse, citado pela Reuters. “Nunca tivemos um álbum a subir as tabelas tão depressa.”

Osbourne, que ultrapassou o estatuto de músico de culto para se tornar numa figura da cultura pop com o reality-show que acompanhava a sua família, disse ainda que hoje o negócio da música “é só merda fabricada. Mas o Rod [Stewart], o Elton John e nós temos algo diferente”.

O sucesso de 13 levou o trabalho a bater um recorde que até aqui pertencia a outro histórico da música anglófona, Rod Stewart, cujo álbum Time foi o mais vendido no Reino Unido depois de A Night On The Town ter ocupado a mesma posição 37 anos antes. Outros históricos com largos intervalos entre os seus sucessos de vendas foram Tom Jones (32 anos) e Bob Dylan (38 anos).

Ozzy Osbourne reuniu Tony Iommi e Geezer Butler para gravar 13, produzido pelo histórico Rick Rubin e que foi lançado no Reino Unido a 10 de Junho, e o grupo vai fazer uma digressão pelo Reino Unido no final deste ano. Na bateria, o lugar de Bill Ward foi ocupado por Brad Wilk (Rage Against The Machine).

Atrás dos Sabbath na lista dos mais vendidos no Reino Unido ficou o novo trabalho da banda do ex-Oasis Liam Gallagher, os Beady Eye, BE

Notícia corrigida às 14h44: alterada estrutura da frase "13 é o primeiro trabalho de originais dos Black Sabbath com Ozzy Osbourne na voz desde 1978"
 

Sugerir correcção
Comentar