Ginásios, esplanadas e circulação entre concelhos. O que se pode fazer a partir de segunda-feira?

Retoma das aulas presenciais para os 2.º e 3.º ciclos e ginásios sem aulas de grupos. Aqui fica uma lista de algumas medidas previstas para o novo estado de emergência.

Foto
GETTY/PÚBLICO

O decreto-lei que regulamenta o novo estado de emergência até 15 de Abril e que permite avançar no processo de desconfinamento, com o fim da proibição de circulação entre concelhos, a reabertura das escolas, dos ginásios e também dos centros de dia, já foi publicado. Apesar de terem sido levantadas algumas medidas de contenção de pandemia, há uma coisa que se mantém: o dever geral de recolhimento, assim como algumas restrições. 

O PÚBLICO explica o que pode e não pode fazer a partir de segunda-feira.

Já posso sair do meu concelho? Quando termina a proibição?

A proibição só termina às 23h59 do dia 5 de Abril. Ou seja, na prática, só pode sair do seu concelho na terça-feira, e não na segunda. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quinta-feira que o país pode avançar no processo de desconfinamento e, por isso, cessa a proibição de circulação entre concelhos, tanto durante a semana como ao fim-de-semana. 

O meu concelho está em situação de risco. Posso sair de casa?

Sim, o processo de desconfinamento vai avançar em todo o país. Apesar disso, há actualmente 19 concelhos em situação de risco e caso algum registe, em duas avaliações consecutivas, um índice de transmissibilidade (Rt) superior a 1 e uma incidência de novos casos por 100 mil habitantes superior a 120, não avançará na próxima fase de desconfinamento. “Se em avaliações consecutivas esses concelhos estiverem acima do limiar de risco, não avançam no desconfinamento”, sublinhou o primeiro-ministro.

Posso ir ao ginásio? 

Sim, mas por enquanto estão proibidas as aulas de grupo

Reabrem também determinados equipamentos desportivos como campos de tiro, courts de ténis, padel e similares, circuitos permanentes de motos, automóveis e similares, velódromos, hipódromos e pistas similares, ginásios e academias, pistas de atletismo e campos de golfe.

Se praticar exercício ao ar livre, tem de ser sozinho?

Não, a partir desta segunda-feira passa a ser permitida a prática de actividade desportiva ao ar livre em grupos de até quatro pessoas.

O ensino à distância vai continuar? 

As escolas vão reabrir para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nos estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do sector social e solidário. Os restantes níveis de ensino mantêm-se em regime de ensino à distância — excluindo-se os que já reabriram a 22 de Março como as as amas, creches, creches familiares, pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

Retomam também os centros de actividades de tempos livres e centros de estudo e similares, para os alunos que regressem agora às actividades educativas e lectivas.

Posso visitar museus?

Pode visitar museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos ou similares, nacionais, regionais e municipais, públicos ou privados, bem como de galerias de arte e salas de exposições. Estes equipamentos encerram às 22h30 durante os dias de semana e às 13h aos sábados, domingos e feriados.

E ir comer a um restaurante?

Sim, mas terá que permanecer na esplanada, com um limite de quatro pessoas por grupo. À semelhança dos estabelecimentos culturais, também os serviços de restauração com esplanada devem encerrar às 22h30 durante os dias de semana e às 13h aos fins-de-semana e feriados

Os centros de dia vão reabrir?

Sim, reabrem não só os centros de dia de apoio às pessoas idosas, mas também os equipamentos sociais na área da deficiência. 

Mantém-se o “dever geral de recolhimento domiciliário”? 

Sim. Segundo o Decreto 6/2021, “os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, e devem permanecer no respectivo domicílio, excepto para deslocações autorizadas pelo presente decreto'’, ou seja, todas as restrições agora levantadas como a reabertura de escolas ou ginásios.

Além disso, o teletrabalho continua também a ser obrigatório, tendo sido prolongado até ao final do ano, assim como o desfasamento de horários. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros, em 25 de Março.

Notícia corrigida às 13h45 para clarificar data de fim da proibição de circulação entre concelhos. 

Sugerir correcção
Ler 16 comentários