Há 19 concelhos que podem não desconfinar e outros 64 em risco — saiba quais são

O desconfinamento avança, para já, em todo o país, mas há 19 concelhos que podem ver travado o processo de reabertura, assim como outros 64 concelhos “envolventes” que estão em risco devido à proximidade.

O processo de desconfinamento vai seguir o que estava planeado no calendário apresentado pelo Governo no dia 11 de Março. Todos os concelhos vão desconfinar e, por exemplo, na segunda-feira são reabertas as escolas do 2º e 3º ciclos. Mas há 19 concelhos em que é preciso ter mais atenção, acautelou o primeiro-ministro, António Costa. Se em duas avaliações sucessivas os mesmos concelhos estiverem no limiar de risco, “não devem avançar as medidas de desconfinamento” nesses concelhos. Com os dados disponíveis agora, são estes os concelhos em maior risco:

Entre 120 e 240 casos:

Alandroal
Albufeira
Beja
Borba
Cinfães
Figueira da Foz
Figueiró dos Vinhos
Lagoa
Marinha Grande
Penela
Soure
Vila do Bispo
Vimioso

Mais de 240 casos:

Carregal do Sal
Moura
Odemira
Portimão
Ribeira de Pena
Rio Maior

De acordo com António Costa, a avaliação deve ter em conta a situação diferenciada nas várias regiões do país. “De acordo com o que os especialistas nos propuseram, devemos ter em conta que se em duas avaliações sucessivas os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco, nesses concelhos não devem avançar as medidas de desconfinamento. Neste momento, temos um total de 19 concelhos que estão acima do limiar de risco, seis dos quais, aliás, acima dos 240 novos casos”, disse Costa.

Segundo explicou o primeiro-ministro, se estes concelhos se mantiverem nesta situação numa segunda avaliação, significa que os próprios, mas também os municípios envolventes, devem “ser objecto de medidas particulares”. “É preciso ter especial cautela nestes concelhos”, referiu António Costa.

Os concelhos “envolventes” são 64 (sinalizados a amarelo no mapa), entre os quais estão, por exemplo, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Miranda do Douro, vizinhos de Vimioso — concelho que pertence à lista dos 19 com mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários