Taxa de desemprego na OCDE diminui 0,1 pontos percentuais no último mês

Portugal tem a terceira taxa mais alta dos países que integram a OCDE para os quais existem dados disponíveis.

Foto
Taxa de desemprego em queda ligeira em Portugal e na Europa. Adriano Miranda

A taxa de desemprego no total dos países da OCDE diminuiu de 8,1% em Fevereiro para 8% em Março. Contudo, esta diminuição não reflecte a verdadeira evolução do desemprego, existindo grandes disparidades entre países. É o caso de Portugal, que tem a terceira maior taxa entre os países da OCDE.

Em Portugal, a taxa de desemprego de 17,5% em Março de 2013 manteve-se igual à de Janeiro e Fevereiro. Contudo, a taxa de desemprego do primeiro trimestre do ano de 2013 foi 0,8 pontos percentuais superior ao trimestre anterior. O desemprego jovem aumentou entre Fevereiro e Março, de 38,1% para 38,3%. Já o desemprego para trabalhadores com mais de 25 anos diminuiu de 15,9% em Fevereiro para 15,8% em Março.

A mesma tendência verificou-se no resto da zona euro, com a taxa de desemprego a aumentar 0,1 pontos percentuais para 12,1% em Março, deste modo atingindo um nível recorde. Em Espanha, por exemplo, o desemprego aumentou 0,4 pontos percentuais desde o último trimestre de 2012. Neste país, o desemprego jovem manteve-se ao nível do mês anterior, situando-se nos 55,9%.

Nos Estados Unidos, a taxa de desemprego diminuiu 0,1 ponto percentual entre Fevereiro e Março. Entre Março e Abril, a taxa desceu mais 0,4 pontos percentuais, com a actual taxa de desemprego a situar-se nos 7,2%. O mesmo sucedeu no Japão, país em que a taxa de desemprego decresceu 0,2 pontos percentuais para 4,1%, e na Coreia do Sul onde desceu 0,3 pontos percentuais para 3,2%.

Sugerir correcção
Comentar