Voluntários vão avaliar qualidade do ar em Lisboa

Foto
Os cidadãos vão ajudar a medir poluentes atmosféricos no ambiente exterior e no interior de edifícios DR

Lisboa e Bruxelas vão ser as primeiras cidades a lançar um projecto europeu de avaliação da qualidade do ar dos centros urbanos que terá a colaboração de voluntários da sociedade civil. No dia 22 de Outubro, vários cidadãos vão ajudar a medir poluentes atmosféricos no ambiente exterior e no interior de edifícios.

Ao todo, nas duas cidades, serão distribuídos e colocados em edifícios públicos 250 mostradores de benzeno, o primeiro poluente a ser medido neste projecto. Para isso serão escolhidos candidatos a quem vão ser distribuídos aparelhos portáteis de medição da qualidade do ar.

"São necessários muitos voluntários para termos uma distribuição homogénea na cidade", explicou Ana Cabral, responsável do Instituto do Consumidor, que coordena o projecto em Portugal.

Apelando à participação das pessoas que vivem e/ou trabalham em Lisboa, Ana Cabral frisou o "carácter inovador" da iniciativa, pela participação pública num estudo científico desta dimensão.

Os responsáveis pelo projecto europeu consideram "essencial avaliar o impacte do benzeno na saúde humana e ambiental", até por ter sido "o primeiro poluente cancerígeno a ser objecto de regulamentação comunitária".

O projecto, que será apresentado em Lisboa na sexta-feira, deverá depois estender-se a outros poluentes e a outras cidades, como Bucareste, Budapeste, Cracóvia, Dublin, Ljubliana, Madrid, Paris e Roma.

Em Portugal o projecto está ser coordenado pelo Instituto do Consumidor, em colaboração com a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, Universidade Nova de Lisboa, Administração de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento Território e de Lisboa e Vale do Tejo e Câmara Municipal de Lisboa.

O Instituto do Consumidor apela à participação das pessoas que, caso queiram colaborar, podem inscrever-se no sítio da Internet www.people-pt.net.

Os responsáveis pelo projecto prevêem ter os resultados do estudo disponíveis durante o primeiro trimestre do próximo ano.

Sugerir correcção
Comentar