Unidade de Controlo Costeiro apreendeu quase 10 toneladas de haxixe

Maior parte das operações desta unidade da GNR foi feita em cooperação com outras polícias. Apreensões feitas entre 1 de Outubro do ano passado e 30 de Setembro deste ano.

Foto
Unidade da GNR apreendeu em operações autónomas 3,5 toneladas de haxixe. CARLA CARVALHO TOMAS/Arquivo

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR esteve envolvida, num ano, na apreensão de quase dez toneladas de haxixe, 3,5 das quais em operações autónomas, segundo um balanço da actividade anual divulgado esta segunda-feira.

A UCC, que "garante a preservação da lei em terra e no espaço marítimo nacional até às 12 milhas náuticas" em acções de patrulhamento a embarcações e respectiva carga ou de fiscalização da actividade de pesca, entre outras, apreendeu no seu último ano de actividade, em operações da sua inteira responsabilidade, 3,5 toneladas de haxixe de duas embarcações e de uma viatura, tendo ainda detido quatro pessoas.

Em cooperação com a Polícia Judiciária ou com a Guardia Civil espanhola, a UCC ajudou a apreender quatro toneladas de haxixe, de três embarcações e duas viaturas, operações das quais resultaram sete detidos.

Num comunicado enviado esta segunda-feira pela GNR, destaca-se ainda que, entre 1 de Outubro de 2015 e 30 de Setembro passado, em comparação com o período homólogo, a UCC registou um aumento de 21% nos autos abertos por diversas causas, e de 25% de peixe apreendido "por fuga à lota ou pesca ilegal", que representa um "valor total aproximado de 2,6 milhões de euros".

Houve ainda um aumento de cerca de 5% nos patrulhamentos, que totalizaram perto de 21 mil, 1.463 dos quais foram patrulhamentos costeiros.

Até Setembro de 2016, foram monitorizadas 146.252 embarcações, "na garantia da vigilância do mar territorial continental e respectivo efeito preventivo de ilícitos".  

Sugerir correcção
Comentar