Criança retirada a pais que a acorrentavam para a castigarem

Caso sucedeu numa localidade do Montijo. GNR resgatou menor de dez anos após denúncia anónima

Foto
Daniel Rocha

As autoridades judiciais retiraram aos pais uma criança encontrada na terça-feira pela Guarda Nacional Republicana do Montijo acorrentada por uma perna num terreno anexo à sua residência, na localidade de Jardia.

“O rapaz de dez anos estava preso pelo tornozelo a um anexo, com um cadeado”, explicou o tenente-coronel Jorge Goulão, do comando distrital de Setúbal da GNR. Tratava-se de um castigo por mau comportamento que já tinha sido aplicado outras vezes pelos pais à criança, que já apresentava ferimentos no tornozelo por tentar escapar ao cativeiro. Jorge Goulão explica que a GNR resgatou o menor depois de ter recebido uma denúncia anónima a alertar para o que se estava a passar, tendo os progenitores sido detidos. O casal, ambos desempregados, foram entretanto libertados, mas deverão vir a responder em tribunal pelo crime de maus tratos.

O caso foi reportado ao Ministério Público que ordenou a retirada do rapaz. O menor foi entretanto encaminhado para um centro de acolhimento. A sua situação vai agora ser analisada – tal como a da restante família – pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Montijo. “A mãe já autorizou a intervenção da comissão, falta a autorização do pai”, explicou uma responsável da comissão, Ana Ruxa. A mesma profissional explicou que o rapaz, filho único, nunca tinha estado sinalizada pelo sistema de protecção de menores e que frequentava o terceiro ano do primeiro ciclo numa escola do concelho. "Após a avaliação, que deverá demorar uns dias, iremos decidir se mantemos a criança no centro de acolhimento ou se alteramos a medida", explicou Ana Ruxa. 

Segundo o Jornal de Notícias a criança era conhecida na vizinhança pelo seu comportamento problemático, tendo causado prejuízos materiais a vários vizinhos. Muros pintados, uma bicicleta roubada, flores destruídas, fios eléctricos arrancados e uma cadela raptada são algumas das peripécias que atribuem ao rapaz. O PÚBLICO contactou vários vizinhos do casal, mas os mesmos referiram que apenas conheciam de vista os pais do menino, que descreveram como trabalhadores e pessoas discretos. 

Após ter sido encontrado acorrentado, o menor foi transportado ao hospital do Barreiro, onde foi observado. "O menino foi observado esta terça-feira na urgência pediátrica do centro hospitalar, no Barreiro, e teve alta no mesmo dia", adianta a assessora de imprensa da unidade, Susana Nobre. Os ferimentos não terão sido considerados preocupantes já que a criança entrou pouco depois das 21h e teve alta cerca de uma hora e meia depois. 

Sugerir correcção
Comentar