literacia mediática

Há festa em Almada. Começou o 4.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas

Mais de uma centena de alunos e professores, de vários pontos do continente e Açores, fizeram check-in no Auditório Romeu Correia. Juntam-se para dois dias de celebração do jornalismo escolar.

literacia-mediatica,jornais-escolares,publico-escola,
Fotogaleria
Alunos e professores chegam com mochilas, sacos-cama e colchonetes nuno ferreira santos
literacia-mediatica,jornais-escolares,publico-escola,
Fotogaleria
O programa do primeiro dia começou no Auditório Municipal Romeu Correia, em Almada nuno ferreira santos

Vestem camisolas azuis com letras brancas onde se lê “Escola Secundária Cacilhas-Tejo”. São alunos dos cursos profissionais de Gestão e de Marketing e estão a tratar dos últimos preparativos para receber jovens jornalistas de várias partes do país. Na entrada do Auditório Municipal Romeu Correia, em Almada, começam a ver-se alunos e professores com mochilas, sacos-cama e colchonetes. Chegaram ao seu destino: o 4.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas, iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação e do PÚBLICO na Escola, que desta vez se realiza em Almada.

Durante dois dias, 13 e 14 de março, vão conhecer outros jovens que fazem parte de clubes de comunicação ou de projetos de jornalismo escolar e aprender com profissionais. Como nas edições anteriores, a cidade que acolhe o encontro é a casa de um jornal escolar vencedor do Concurso Nacional de Jornais Escolares. Desta vez, de dois vencedores: o Margem Certa (Escola Secundária de Cacilhas-Tejo) e o Mar da Palha (Agrupamento de Escolas Emídio Navarro), ambos distinguidos com os prémios de Melhor Jornal de Escola e Melhor Jornal de Agrupamento, respetivamente.

As boas-vindas são dadas pela voz de um grupo de alunos do 5.º e do 6.º ano da Escola Básica Antonio da Costa (AE Emídio Navarro), com um momento musical que termina com “Venham mais cinco” de Zeca Afonso. Seguem-se intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal de Almada e vereadora da Educação, Maria Teodolinda Silveira, do diretor do PÚBLICO, David Pontes, e do diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, José Carlos de Sousa.

Ainda para o primeiro dia, está preparado um momento de aprendizagem, com cinco workshops dinamizados pela equipa do PÚBLICO e do PÚBLICO na Escola — jornalismo de dados, fact-checking, géneros jornalísticos, multimédia e "Como editar um jornal escolar" —, e um outro, focado em realidade aumentada, a cargo de duas professoras de design da ES Cacilhas-Tejo.

No segundo dia, os conhecimentos serão postos em prática na elaboração de um jornal do encontro, na plataforma TRUE.

Os encontros nacionais de jovens jornalistas tiveram início em 2022. Seguiram-se, depois, Mafra e, no ano passado, Ponte de Lima. Para além das duas entidades promotoras, contam todos os anos com o apoio das autarquias locais, de um centro de formação profissional e das escolas ou agrupamento diretamente envolvidos.