Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Reitor, que foi ouvido esta terça-feira na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, afirmou que a tónica deve ser posta na educação “superior e integral” dos estudantes. Está a decorrer um inquérito interno sobre o assunto.
A reitoria da Universidade do Minho confessou-se “surpreendida” com o vídeo dos estudantes de Biologia e Geologia, condenou a iniciativa e prometeu averiguar o sucedido. Bloco de Esquerda quer ouvir reitor da universidade no Parlamento.
Os hinos de curso, as praxes físicas e os jogos foram substituídos por brincadeiras no Instagram e videochamadas. Mesmo durante a pandemia, os praxistas procuram segurar a tradição académica e continuar com a praxe num dos anos mais atípicos de sempre para o ensino superior.
A praxe está caduca, mas não está morta. Resquício dos tempos da outra senhora, não é senão o exercício cobarde de poder de veteranos sobre caloiros, sob a égide de uma suposta tradição a qual insiste em não rimar com inclusão ou aceitação, quando a agressão gratuita é o verbo dominante.
Eduardo Cabrita avisou que as praxes “este ano têm de ser outra coisa” e serão fiscalizadas “como todos” os ajuntamentos nesta altura pandémica.
Autoridades locais e nacionais condenaram a decisão de retomar as praxes na Universidade do Minho. PSP e Junta de Freguesia de Gualtar avisaram que não foram avisadas. Menos de 48 horas depois, as praxes foram suspensas “com efeito imediato”.
Reitoria da universidade condenou decisão do grupo que gere a praxe na academia minhota e acusou a praxe presencial de colocar em causa o esforço feito durante a pandemia de covid-19.
O Cabido de Cardeais anunciou que autorizou o regresso das praxes presenciais e a decisão de voltar é dos cursos. Dos 56 cursos, 29 optaram por voltar. O papa da praxe garante que as autoridades “estão a par” do regresso da praxe em Braga e em Guimarães.
Para permitir notificações, siga as instruções:
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notifica