Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
A estrada aberta de limitação e de controle externo da ação da Ordem dos Advogados mereceu uma reação tíbia por parte dos seus novos dirigentes, que se encontram a refletir sobre o assunto.
Galvão Teles foi membro do Conselho de Estado, embaixador de Portugal junto das Nações Unidas entre 1975 e 1976 e chefe de delegação em importantes missões de natureza política.
Não posso deixar de dizer que sinto vergonha pela forma como a Ordem dos Advogados esteve sempre aos berros contra as alterações legislativas ao regime jurídico das ordens profissionais.
O mundo mudou, a economia mudou, Portugal mudou, e pretender que velhos formatos de organização social são perenes e insusceptíveis à mudança é um erro que nos amarra ao passado.
O descontentamento quanto ao novo regime vai surgindo diariamente da parte das mais diversas entidades, como é o caso do próprio Conselho Nacional das Ordens Profissionais.
Para além do início do ano judicial, tivemos estas últimas semanas a possibilidade de ver a funcionar, ao vivo, o tribunal da opinião pública.
Bastonária sugere parceria da Ordem com o Ministério da Justiça.
“Há 50 anos a filha de uma humilde cozinheira e de um modesto mecânico de automóveis, sem pergaminhos na advocacia, jamais poderia ser eleita bastonária”, disse Fernanda Pinheiro.
Fernanda de Almeida Pinheiro foi eleita bastonária da Ordem dos Advogados, tendo recebido mais de 10 mil votos.