Os memes da JMJ: da peregrina a levar “Jesus na mão” à invasão de louva-a-deus

A JMJ, que juntou em Lisboa o Papa Francisco e 1,5 milhões de peregrinos de todo o mundo, gerou ao longo da última semana muitas dezenas de memes.

Foto
Os memes da JMJ dr
Ouça este artigo
00:00
03:16

A Jornada Mundial da Juventude, o maior acontecimento da Igreja Católica e que juntou em Lisboa o Papa Francisco e cerca de 1,5 milhões de peregrinos de todo o mundo, gerou ao longo da última semana muitas dezenas de memes — não, não houve uma invasão de louva-a-deus em Lisboa nem o Papa Francisco foi beber moscatel. Mas uma peregrina levou "Jesus na mão" e um peregrino esteve em ecstasy.

As piadas começaram mal o Papa anunciou que a anfitriã seria Lisboa, ainda que tenham aumentado exponencialmente com o início da JMJ e a chegada de Francisco a Portugal. Aliás, as primeiras imagens do Sumo Pontífice, ainda no aeroporto, foram das que se tornaram mais virais, por culpa do cumprimento muito entusiástico do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Logo se imaginou que lhe poderia ter dito "você vai ver a qualidade daquele moscatel... vai-o abanar todo...". Ou acrescentou-se um braço engessado e um colar cervical a uma imagem do Papa para fazer a piada "Papa depois de cumprimentar Marcelo".

O humorista Herman José usou as imagens do encontro para simular um diálogo entre o Papa e o Presidente da República, com Francisco a dizer, quando Marcelo Rebelo de Sousa o cumprimenta: "Tem calma, dás-me cabo da coluna! Este gajo é maluco."

Depois, na versão Herman, o Papa oferece dois chocolates a duas crianças que acompanham o Presidente, um de framboesa e um de pistáchio, o Presidente refila porque não recebeu nada e acaba a conversa com a frase de Francisco "Ah Marcelo Marcelo, tu dás cabo de mim pá!".

Surgiu ainda um outro meme que podia ser a vingança do Papa aos abanões do Presidente. É um pequeno vídeo de Marcelo a discursar ao lado do Papa no Palácio de Belém, com Francisco a usar uns phones para ouvir a tradução. Fizeram-se várias versões, um simulando que o Papa está a ouvir música sacra em vez do discurso, outro com o Papa a ouvir música popular e outro a ouvir um relato de futebol - Messi parece marcar um golo.

E outro meme ainda usando uma fotografia em que Francisco se ri, ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa. A frase inventada que o Presidente lhe diz e que o faz assim rir é: "E, depois, dissemos que o altar-palco ia custar menos de 6 milhões. Só que nós partimos a despesa em parcelas, fizemos tudo por ajuste direto, acabou por custar o mesmo, e eles acreditaram..."

Com o primeiro-ministro e o Papa também há memes. Um deles tem duas fotografias de ambos ao telefone. Pergunta Francisco "O seu Governo é muito católico?", responde António Costa "Claro que sim! Tudo o que fazemos levamos um terço...".

E, se a imaginação falha, os directos das televisões são sempre inspiradores. Um comentador a dizer "eu sou ateu, graças a Deus", um peregrino a afirmar que representa o Alentejo, infelizmente "uma parte do país que é muito má", ou outro a garantir que está em ecstasy por estar na JMJ. E quando uma peregrina diz numa televisão que não pode falar porque leva Jesus na mão, o que faz um fazedor de memes? Coloca nos braços da mulher uma imagem do treinador de futebol Jorge Jesus.

A imagem de José Sá Fernandes a atirar um chapéu ao ar que vai bater na cara de Carlos Moedas ficará como uma das imagens desta JMJ, como ficarão tantos alertas das televisões que apanhados no momento certo podem circular na Internet e tornar-se virais. Como um "Última hora: Lisboa invadida por milhares de louva-a-deus", com uma fotografia de um... louva-a-deus.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários