“Caso Marega foi emblemático”: 19 condenações por racismo e xenofobia no desporto em quatro anos

Gesto de Marega resultou em aumento de denúncias e sensibilização em Portugal, considera presidente da APCVD. Vinícius Júnior, avançado no Real Madrid, expôs racismo na Liga espanhola.

Foto
Marega abandonou o relvado frente ao V. Guimarães após insultos racistas LUSA/HUGO DELGADO
Ouça este artigo
--:--
--:--

Nos últimos quatro anos, 19 pessoas foram condenadas por actos de racismo e xenofobia em recintos desportivos em Portugal. Os dados foram recolhidos pelo PÚBLICO junto da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) e demonstram a dimensão do problema. Há registo de casos em jogos de crianças de 12 anos e até na patinagem artística, numa longa lista de incidentes que, a cada fim-de-semana, mancha o panorama desportivo português. O presidente da APCVD, Rodrigo Cavaleiro, não tem dúvidas: o caso Marega foi fundamental para mudar mentalidades e aumentar o número de denúncias relativas a insultos e cânticos discriminatórios.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários