Rostos da aldeia. António Matos, o padeiro de Provesende

Histórias contadas na primeira pessoa por quem sempre viveu nas nossas aldeias, ou de quem nelas se decidiu instalar. Siga o podcast Rostos da Aldeia nas plataformas habituais.

Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até Provesende, uma aldeia do concelho de Sabrosa, conhecer António Matos. E vamos encontrá-lo junto a um gigantesco fogão a lenha, onde está a enfornar as centenas de bolas de pão, ora de centeio, ora de trigo, que religiosamente faz, seguindo as receitas da sua mãe. António Joseph, como lhe chamam na aldeia, já andou pela Arábia Saudita e pela Suíça, mas tenciona acabar os seus dias de trabalho junto àquele forno onde sempre viu a mãe a cozer pão. E, recusando haver grandes segredos, garante que faz tudo da mesma maneira, desde sempre. O forno fica pronto de véspera, com lenha pronta, e as farinhas pesadas e prontas a amassar. Num dia faz broas de milho e no outro broas de centeio. Aprendeu com a mãe que o pão é como o comboio, não espera por ninguém. Diz que a vida na padaria não é fácil nem é para todos. Mas espera poder continuar por muito tempo.


O podcast está disponível na Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify e nas restantes plataformas.

A plataforma Rostos da Aldeia é um projecto da jornalista Luísa Pinto, do blogger Filipe Morato Gomes, do videógrafo Tiago Cerveira e do compositor Daniel Pereira Cristo. A locução é de Sónia Borges.

Sugerir correcção
Comentar