Pelo menos um morto e 30 feridos em descarrilamento de comboio nos Países Baixos

O comboio descarrilou por volta das 03h25 (02h25 em Lisboa), depois de ter embatido em equipamentos de construção que estavam sobre a via.

comboios,acidentes,mundo,paises-baixos,europa,transportes,
Fotogaleria
Descarrilamento de um comboio entre Haia e Amesterdão, no Sul dos Países Baixos KYRLIAN DE BOT/Reuters
comboios,acidentes,mundo,paises-baixos,europa,transportes,
Fotogaleria
JOSH WALET/EPA
comboios,acidentes,mundo,paises-baixos,europa,transportes,
Fotogaleria
O comboio descarrilou depois de ter embatido em equipamentos de construção TOBY STERLING/Reuters
,Haia
Fotogaleria
Trinta pessoas ficaram feridas, incluindo 19 em estado grave KYRLIAN DE BOT/Reuters
comboios,acidentes,mundo,paises-baixos,europa,transportes,
Fotogaleria
TOBY STERLING/Reuters

Pelo menos uma pessoa morreu esta terça-feira e 30 ficaram feridas, incluindo 19 em estado grave, no descarrilamento de um comboio entre Haia e Amesterdão, nos Países Baixos, disseram os serviços de socorro.

Duas das carruagens do comboio, que transportava cerca de 50 pessoas, descarrilaram, e uma outra incendiou-se.

"Os feridos graves foram levados para hospitais próximos", enquanto 11 pessoas receberam assistência no local, de acordo com o site dos serviços de emergência.

O comboio descarrilou por volta das 03h25 (02h25 em Lisboa), depois de ter embatido numa grua de construção que estava sobre a via, na localidade de Voorschoten, no troço que liga Leiden e Haia, indicaram.

Inicialmente foi reportado que teria havido um outro comboio envolvido no acidente.

Há várias investigações a decorrer para apurar a causa do acidente, disse Jeroen Wienen, da Prorail, o organismo governamental responsável pela manutenção dos caminhos de ferro: pela própria organização, pela polícia, e pela Autoridade de Segurança, que investiga acidentes graves.

“Felizmente este é um acidente muito, muito particular, mas é um acidente horrível”, disse Wienen à agência Reuters no local do descarrilamento. “Estamos a investigar primeiro para perceber o que aconteceu e depois como podemos evitá-lo no futuro”, disse ainda, acrescentando: “toda a gente está muito abalada”.

“Ouvimos um estrondo e de repente as luzes apagaram-se”, disse uma testemunha, que não foi identificada, à televisão local Omroep West. “Não conseguíamos sair do comboio porque não havia electricidade. Finalmente conseguimos sair, passado o que nos pareceu serem várias horas”.

“É um acidente incrivelmente trágico”, disse a presidente da câmara de Voorschoten, Nadine Stemerdink.

O pior acidente de comboio dos Países Baixos aconteceu a 8 de Janeiro de 1962, quando dois comboios de passageiros colidiram em Harmelen, perto de Utrech, no centro do país, deixando 93 mortos e 52 feridos. A causa foi nevoeiro cerrado que escondeu um sinal de aviso ao condutor de um dos comboios. <_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar