Durante o Ramadão, ingleses vão parar os jogos para atletas se alimentarem

Há vários jogadores que cumprem o jejum do Ramadão na Liga inglesa e a ideia é permitir que bebam e comam algo durante os jogos nocturnos que decorram desta quarta-feira até 21 de Abril.

Foto
Mo Salah é um dos jogadores da Liga inglesa que cumpre o Ramadão Reuters/JUAN MEDINA

A época do Ramadão é sempre espinhosa para os atletas de alta competição, mas a Liga inglesa está a estudar a possibilidade de suavizar os efeitos do jejum nos atletas que cumpram a tradição muçulmana.

Segundo a Sky Sports, foram dadas instruções aos árbitros para pararem os jogos que decorram após o pôr-do-sol para que os jogadores possam utilizar esses segundos para interromperem o jejum que fazem durante o dia.

Há vários atletas que cumprem esta tradição na Liga inglesa e a ideia é permitir que bebam e comam algo durante os jogos que decorram desta quarta-feira até 21 de Abril, período do Ramadão.

A indicação pressupõe também que os árbitros procurem informar-se, antes do jogo, de que atletas estarão em jejum, ainda que a paragem vá acabar, naturalmente, por ser utilizada por todos os atletas para beberem água e descansarem uns segundos. Será, no fundo, uma paragem para hidratação semelhante às que já são utilizadas no Verão, em jogos com temperatura mais alta.

Como recorda a Sky, esta pausa já chegou a acontecer há dois anos, num jogo do Leicester, mas não como uma indicação superior. Nesse jogo frente ao Crystal Palace, foram os jogadores e responsáveis das equipas que coordenaram com o árbitro essa pausa, para que Fofana e Kouyaté, atletas do Leicester, pudessem comer uma barra de gel e beber água.

Esta medida poderá ajudar, por exemplo, jogadores como Mo Salah, Riyad Mahrez, Thomas Partey, Ilkay Gundogan, Naby Keita, Hakim Ziyech, Jordan Ayew, Kurt Zouma ou Kalidou Koulibaly.

Sugerir correcção
Comentar