Tony Cabral, o luso-americano que “forçou” a Igreja de Boston a prestar contas pelos abusos sexuais de menores

Tony Cabral, nascido nos Açores, liderou a alteração da lei que incluiu os religiosos na lista de mandated reporters obrigados a denunciar às autoridades civis os abusos contra crianças.

Foto
Tony Cabral, nascido nos Açores em 1955, é deputado estadual em Massachusetts votetonycabral.org

O luso-americano Tony Cabral esteve no centro do furacão quando, em 2002, o jornal norte-americano The Boston Globe divulgou o escândalo dos abusos sexuais de menores por membros da Igreja na Diocese de Boston. Enquanto deputado estadual na Câmara dos Representantes de Massachusetts, este nascido na ilha do Pico, nos Açores, foi quem presidiu aos trabalhos parlamentares que culminaram na aprovação de uma lei que incluiu os membros das diferentes religiões, católica incluída, na lista de “mandated reporters”, isto é, entre os diferentes profissionais que estão obrigados por lei a reportar às autoridades civis qualquer crime de abuso de crianças de que tenham conhecimento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários