Acesso a endoscopias: rede pública e de convencionados com “lacunas importantes”

Entidade Reguladora da Saúde avaliou o acesso a esta área, que ao longo dos anos tem apresentado problemas. Pandemia levou a uma redução dos exames durante o primeiro confinamento.

Foto
Endoscopia gastrenterológica é essencial para o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo, como cancro do estômago ou do colón Manuel Roberto

O acesso a serviços de endoscopia gastrenterológica é “fundamental para a prevenção e diagnóstico precoces das doenças do aparelho digestivo”, alerta a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), salientando o facto de estas doenças “representarem uma relevante causa de morte em Portugal”. Mas, “constata-se que a rede de prestadores públicos ou convencionados com o SNS nesta área continua a apresentar lacunas importantes”, conclui na sua mais recente monitorização do acesso a serviços de endoscopia gastroenterológica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar