Quais as diferenças entre um jovem português e um búlgaro? O Eurostat mostra

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, o Eurostat reuniu dados que mostram como andam os jovens europeus. Há também uma ferramenta interactiva que faz comparações instantâneas entre países.

Foto
Jovens Devin Avery/Unsplash

Para celebrar o Dia Internacional da Juventude, que se assinala esta sexta-feira, o Eurostat preparou um conjunto de dados sobre os jovens europeus.

No site, o Eurostat explica que a pesquisa pode começar por uma secção dedicada à juventude, onde é possível aceder à base de dados com indicadores que vão desde o emprego, a participação na sociedade ou a saúde e bem-estar, passando por tantos outros. Para cada um deles, é possível fazer uma consulta por faixa etária, por país e por ano.

Além destes dados “estáticos”, o Eurostat criou também uma ferramenta interactiva que apresenta dados em forma de quiz. O utilizador é convidado a criar um avatar, a inserir alguns dados básicos e, depois, a responder a algumas perguntas relacionadas com vida, saúde, trabalho e mundo digital.

Depois de respondida cada pergunta, a ferramenta mostra uma comparação com a média europeia, o país de residência e o país onde essa taxa é mais alta e mais baixa. Por exemplo, és mulher, pertences à faixa etária dos 20 aos 24 anos e tens emprego? Fazes parte do grupo de 35,7% de mulheres portuguesas que, com idade entre os 20 e os 24 anos, têm um emprego. A média europeia é 47%. O país com a taxa mais baixa é a Bulgária, com 23,8%, e os Países Baixos têm a média mais alta, 80,5%.

Além dos números, podem ainda ser consultados uma série de artigos estatísticos focados nos jovens.

Sugerir correcção
Comentar