Miguel Oliveira abandona e Jorge Martin vence GP da Estíria

Português ocupava a 10.ª posição antes de um problema com a sua KTM o obrigar a desistir a 14 voltas do final

Foto
Miguel Oliveira não foi feliz no regresso à Áustria EPA/EXPA

Miguel Oliveira olhou várias vezes para trás enquanto ia perdendo posições até à cauda do pelotão. Faltavam 14 voltas para o final do Grande Prémio (GP) da Estíria de MotoGP. O piloto português desistiria pouco depois, com problemas num pneu, depois de ter partido da 12.ª posição da grelha de partida e se estabilizar no 10.º lugar até à volta do abandono. Mais feliz foi o espanhol Jorge Martin, que saiu da pole position e, após ceder o primeiro lugar nas voltas iniciais, fixou-se na liderança até ao final.

“Foi um final de corrida longe do que ambicionávamos”, lamentou Oliveira no final, em declarações à sua assessoria de imprensa, encerrando um fim-de-semana que deixará poucas saudades. Um aparatoso acidente nos treinos livres de sexta-feira provocaram-lhe várias mazelas, nomeadamente no pulso, impedindo-o de fazer melhor do que o 12.º tempo na qualificação de sábado. As dores limitativas persistiam este domingo, num GP onde celebrou o primeiro triunfo na categoria rainha na temporada transacta.

“Tentaremos recuperar o pulso para a corrida do próximo fim-de-semana [o GP da Áustria, neste mesmo circuito] em que tentaremos ir em busca dos pontos”, concluiu.

Depois de um primeiro arranque, a corrida acabou por ser interrompida ainda antes da terceira volta, na sequência de uma queda de Dani Pedrosa. A moto do piloto espanhol acabou por ser abalroada pela Aprilia do italiano Lorenzo Salvadori, acabando as duas máquinas a arder, numa altura em que Francesco Bagnaia liderava. A prova foi interrompida e recomeçou meia-hora depois, após o asfalto ser completamente limpo e seco.

Na nova partida, com a mesma disposição dos concorrentes em relação à qualificação da véspera, tudo mudou. O australiano Jack Miller, da Ducati, passou para a dianteira, com Martin a cair para a terceira posição, sendo também ultrapassado por Joan Mir. O detentor da pole reagiu à terceira volta e passou definitivamente para a dianteira, acabando por se isolar, apenas com Mir no seu encalço.

Na terceira posição cortou a meta a Yamaha do francês Fabio Quartararo, que reforçou a liderança do Mundial. Tem agora 40 pontos de vantagem sobre o seu compatriota Johann Zarco. Oliveira ocupa a sétima posição, a 87 pontos do líder.

Sugerir correcção
Comentar