Eurodeputados pressionam UE a avaliar incidentes na central nuclear de Almaraz

PS, PSD e BE pedem avaliação de incidentes recentes na central espanhola que está a cem quilómetros da fronteira portuguesa. Agência Portuguesa do Ambiente diz que eventos de Junho não foram sequer “incidentes”.

Foto
A Central está localizada a pouco mais de cem quilómetros de Portugal LUSA/ANTÓNIO JOSÉ

Dois eventos ocorridos nas últimas semanas nos dois reactores da Central Nuclear espanhola de Almaraz, a uma centena de quilómetros de Portugal, estão a fazer aumentar as preocupações entre aqueles que, nos dois países, questionam o prolongamento da vida útil destas instalações até 2028. Os Verdes pediram, esta segunda-feira, a audição urgente do ministro do Ambiente no Parlamento. Esta terça-feira, eurodeputados do PS, PSD e Bloco de Esquerda questionaram a Comissão Europeia, pedindo vigilância em relação a um equipamento que atingirá, em entre 2021 e 2023, os 40 anos de vida útil para o qual foi desenhado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção