Agente da PSP com “aparência africana” insultado na Damaia

No local do crime, a PSP diz ter sido recebida “de forma hostil por um grupo de cerca de 30 cidadãos”.

Foto
Bruno Lisita/Arquivo

A PSP da Amadora deteve dois homens no domingo por serem suspeitos dos crimes de resistência e coação sobre funcionário, contra a identidade cultural e, ainda, discriminação racial.

Os homens, de 21 e 26 anos, foram detidos na Damaia, no concelho da Amadora, às 23h25, segundo divulgado em comunicado da PSP.

A polícia conta que os agentes da PSP foram chamados na noite de domingo “para verificar um acidente com danos para o património público”. Quando chegaram ao local, foram recebidos “de forma hostil por um grupo de cerca de 30 cidadãos”, que “tentavam mover o veículo acidentado” para voltar a circular e, deste modo, “ocultar a identidade do condutor”. Foram, depois, chamados reforços para o local para “manter a segurança”.

Durante a operação da Polícia de Segurança Pública, um agente de “aparência africana” foi insultado de forma “vexatória” enquanto tentava manter a ordem, informa a polícia na nota divulgada.

“Apesar da existência de um perímetro policial, quatro cidadãos tentaram, de forma reiterada, coagir a acção policial, resultando na detenção de dois deles, tendo os outros dois encetado fuga”, lê-se no comunicado. Os dois suspeitos em fuga foram já identificados.

Os telemóveis dos dois detidos foram confiscados por conterem “filmagens que podem constituir prova da sua conduta ilícita”.

Os detidos foram notificados para serem presentes ao Tribunal Judicial da Comarca da Amadora, mas um dos suspeitos não cumpriu essa ordem. O suspeito que compareceu em tribunal ficou sujeito a termo de identidade e residência.

Sugerir correcção