Volume de negócios na indústria caiu 8,7% em Março

Vendas destinadas ao mercado nacional desceram 5% e as dirigidas ao mercado externo caíram 13,7%, segundo o INE.

Foto
Emprego e número de horas trabalhadas na indústria caíram em Março nelson garrido

O índice de volume de negócios na indústria recuou 8,7% em Março, face ao mesmo período do ano passado, anunciou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em Fevereiro a redução foi de 2,7%.

A evolução de Março do índice que retrata o comportamento das vendas efectuadas pela indústria portuguesa reflecte já parcialmente os efeitos da pandemia no comportamento da actividade económica, e demonstra o acentuar das reduções registadas em Fevereiro, tanto para o mercado nacional, como para os mercados internacionais, nota o INE.

As vendas na indústria com destino ao mercado nacional desceram 5% em Março (e 2,8% em Fevereiro). Quanto às vendas destinadas ao mercado externo, a retracção foi de 13,7% em Março (e 2,7% em Fevereiro).

No primeiro trimestre, as vendas caíram 3,7% face ao mesmo período de 2019.

O emprego e as horas trabalhadas na indústria em Março apresentaram diminuições homólogas de 1% e 4,5% (com reduções de 0,7% e 0,5% em Fevereiro), respectivamente.

As remunerações tiveram um aumento de 2,9% (abaixo de 3,8% em Fevereiro).

O INE destaca que os bens de investimento (como os equipamentos) deram o contributo mais negativo para a variação do índice total, diminuindo 26% em Março (com uma redução de 0,8% em Fevereiro).

A energia e os bens intermédios registaram reduções de 8,6% e 4,4%, respectivamente, com quedas de 3,1% e 5,2% no mês anterior.

Nos bens de consumo, a variação de vendas foi de 2,8% (menos 0,6% em Fevereiro).

Sugerir correcção