Responsável de ATL em Lisboa detido por suspeitas de abuso sexual de crianças

As vítimas seriam crianças do sexo feminino com idades entre os entre oito e dez anos. Os crimes terão acontecido entre 2017 e Setembro deste ano.

Foto
FRANCISCO ROMãO PEREIRA/Arquivo

O responsável pela direcção de um ATL no distrito de Lisboa foi detido nesta sexta-feira por “fortes indícios da prática de crimes de abuso sexual de crianças”, anunciou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado. O homem, de 44 anos, terá abusado sexualmente de crianças do sexo feminino, “com idades de oito a dez anos”, que frequentavam o ATL “no período pós-escolar”.

Os crimes terão acontecido entre 2017 e Setembro deste ano. O suspeito exercia “funções de responsabilidade directiva” no ATL, “tendo aproveitado a proximidade e a confiança com as crianças para consumar os ilícitos”.

“O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva”, informa a PJ.

Os dados estatísticos do Ministério da Justiça mostram que nos últimos três anos, entre 2016 e 2018, foram registados 2752 crimes de abuso sexual de menores pelas autoridades policiais portuguesas, tendo havido mais de cinco mil processos que deram entrada na Polícia Judiciária.

Segundo os dados estatísticos do Ministério da Justiça, 822 pessoas foram condenadas nos últimos três anos por abuso sexual de menores, a maior parte dos quais (49%) a pena suspensa com regime de prova, tendo sido aplicada pena efectiva em 31% dos casos.

Sugerir correcção
Comentar