De viagem, com música

Decidi criar uma "playlist" para o autocarro. O iPod está pronto para me oferecer o que quero ouvir: uma banda sonora que torne um caminho de curvas, travagens e solavancos numa viagem musical

Foto
josefe aka hipnosapo/Flickr

O autocarro está praticamente cheio, mas consigo encontrar um lugar ao fundo. Ouvem-se poucas conversas e a maior parte dos passageiros olha pela janela sem focar nenhum ponto específico. Olho para as pessoas ao meu lado e imagino o que estarão a pensar. Ao mesmo tempo, pergunto-me como é possível alguém estar num autocarro sem "headphones".

Mais uma vez, decidi criar uma "playlist" para o momento. São dez músicas, dez bandas diferentes, dez viagens que vou fazer naquela viagem. O iPod está pronto para me oferecer o que quero ouvir: uma banda sonora que torne um caminho de curvas, travagens e solavancos numa viagem musical.

Carrego no "play": "All Inside" dos Bondax. Directamente do Reino Unido até aos meus ouvidos, uma dupla de DJs e produtores de 17 e 18 anos com um electrónico intimista que combina bem com o texto que o rapaz ao meu lado vai a ler — "Jovens Empreendedores — Dicas Profissionais". Sem dúvida que George e Adam, os adolescentes de um liceu de Lancaster que se estão a lançar no mundo da música, podem ser considerados jovens empreendedores. O seu produto tem-se espalhado pela Internet e as críticas não podiam ser melhores. Para mim, o som é perfeito para me fazer flutuar durante quatro minutos — e entretanto passaram duas paragens.

O motorista olha pelo espelho para ver quem sai e quem entra no seu território e dos meus "headphones "ouve-se "toda a gente sabe que os homens são brutos". A voz é de Miguel Araújo e a música chama-se "Os maridos das outras". Um estilo totalmente diferente da primeira faixa da minha "playlist". Mas afinal esse é que é o encanto de criar uma lista de músicas — poder ouvir um electrónico "chill out" e logo a seguir uma voz bem portuguesa cantar uma ode aos maridos das outras mulheres.

A viagem está a passar rápido e, embora o autocarro vá a caminho do centro de Lisboa, os meus ouvidos estão em Londres com os Django Django. Os rapazes são de Edimburgo mas vivem actualmente na capital britânica e foram-me apresentados pelo Ipsílon, pela escrita do Vítor Belanciano. Muito bom este ritmo pop com um toque, em algumas músicas, de Beach Boys e um cheirinho a anos 80.

A música está a acabar e o autocarro parece querer acompanhar o ritmo da banda: há uma travagem brusca — altura em que os passageiros que vão em pé se desequilibram e o motorista se irrita com o condutor à sua frente. Para mim aquela imagem acaba por ser o videoclip da música "American Daydream" dos Electric Guest que entretanto começou a tocar: "We keep going/ Don't stop running/ They keep selling/ We don't want it".

Os Electric Guest são de L.A. e já há muitos que apontam a banda como "the next big thing". O primeiro álbum deverá sair no final de Abril e até agora todas as músicas que ouvi são dignas de playlists.

Carrego no botão encarnado do STOP. A minha viagem chegou ao fim. As outras seis músicas ficam para o caminho de regresso. Todas as outras músicas de que gosto oiço-as aqui.

Sugerir correcção
Comentar