Surdos já podem tirar dúvidas sobre saúde animal. É só usar o Skype

Um protocolo assinado entre a linha Saúde Animal 24 e a Associação Portuguesa de Surdos faz a ponte entre os clientes surdos e enfermeiros veterinários. De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

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Margo Brodowicz/Unsplash

Pouco tempo depois de a linha Saúde Animal 24 estar a funcionar, Carolina Rebelo, a mentora do projecto, recebeu uma mensagem via Facebook. Quem a enviou era surdo e tinha uma questão. Do outro lado, a pessoa queria saber se havia alguma forma de entrar em contacto com o serviço. A partir desse momento, Carolina decidiu pôr mãos à obra e fez daquele pedido “uma missão” a cumprir.

E assim foi. Em Fevereiro, a Saúde Animal 24 assinou um protocolo com a Associação Portuguesa de Surdos (APS) e já está disponível um atendimento personalizado que faz a ligação entre os clientes surdos e os enfermeiros veterinários que atendem a chamada do outro lado da linha.

Agora basta ligar directamente para a associação através do Skype, com o nome de utilizador APSURDOS: “Assim que a videochamada é recebida pela APS, um interlocutor da associação entra em contacto connosco por telefone para nos ir transmitindo as suas dúvidas, ao mesmo temo que assegura, em tempo real, a tradução das respostas dadas pela Saúde Animal 24 para Língua Gestual Portuguesa.”

“Temos casos em que um amigo ligava e tentava explicar a situação ou as dúvidas da pessoa surda, muitas vezes a pessoa não tinha o animal perto para poder fazer a triagem”, explica ao P3 a mentora e médica veterinária Carolina Rebelo, justificando a necessidade da parceria.

Nesta primeira fase de execução do projecto, as ligações devem ser feitas entre as 10h e as 16h, de segunda a sexta-feira.

Com este protocolo, a linha Saúde Animal 24 quer alargar a área de abrangência. O projecto que a médica veterinária criou no fim de 2016 caminha para o primeiro aniversário e, até ao momento, “tem excedido todas as expectativas”, com o “contador” a apontar para 12.340 chamadas recebidas.

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