MAAT vai abrir com performances e concertos

Arquitecta Amanda Levete, Rodrigo Leão e Ryoji Ikeda na inauguração do Museu de Arquitectura

Foto
MAAT

A arquitecta Amanda Levete, o músico Rodrigo Leão e o artista visual Ryoji Ikeda são alguns dos criadores que vão estar na inauguração do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, a 4 e 5 de Outubro. De acordo com a programação anunciada pela Fundação EDP, responsável pelo projecto, a inauguração oficial do novo edifício está prevista para as 19h00 de 4 de Outubro, para convidados, e para 5 de Outubro para o público em geral, com performances, concertos e visitas guiadas, entre outros eventos.

Na inauguração oficial estará presente Amanda Levete, arquitecta britânica que desenhou o museu inserido num complexo que passa a envolver 38 mil metros quadrados na frente ribeirinha, na zona de Belém. Está ainda previsto no dia 4 de Outubro um concerto de Rodrigo Leão, a inauguração da obra "Pynchon Park", criada especificamente para o espaço da Galeria Oval por Dominique Gonzalez-Foerster para a primeira parte da exposição "Utopia/Distopia", e a performance "Supercodex", de Ryoji Ikeda.

A programação inclui ainda, frente ao rio, a apresentação da obra "Placed on Either Side of the Light", do artista Lawrence Weiner, da obra "C'mon (modulation with two microphones and two amplifiers), de Nuno da Luz, e na galeria principal do edifício a performance "Emerging Paradigm", de Haroon Mirza, além das actuações dos DJ Zebra Katz, Fatima al Qadiri e Nidia Minaj.

Acesso livre

No dia seguinte, 5 de Outubro, alguns destes artistas também vão actuar para o público em geral, que terá acesso livre a parte do espaço do MAAT entre as 12h00 e as 20h00.

A abertura de parte do novo edifício do MAAT segue-se à reabertura da Central Tejo, remodelada no início do ano, tendo mantido a exposição permanente do património histórico industrial do Museu da Eletricidade, e acrescentando espaços expositivos para a arte contemporânea.

Depois das obras de renovação, o espaço reabriu ao público em junho com as exposições "Lightopia", "Edgar Martins — Silóquios e Solilóquios sobre a Morte, a Vida e Outros Interlúdios", "Segunda Natureza — Coleção de Arte Fundação EDP" e "Artists Film International".

O novo edifício do MAAT projetado pelo atelier AL_A, liderado pela arquitecta Amanda Levete, vai estar em total funcionamento em Março de 2017, estando a programação já planeada até 2019.

Sugerir correcção
Comentar