Festival Bons Sons pôs Cem Soldos no mapa e ganhou prémio ibérico

Prémios dos Festivais Ibéricos distinguiram também o Primavera Sound de Espanha e o Festival Músicas do Mundo, realizado em Sines

Foto
Edição de 2015 do festival Miguel Madeira

O festival Bons Sons, que se realiza na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, conquistou os prémios de Best "Medium Sized Festival" e "Contribution to Sustainability" da primeira edição dos Iberian Festival Award. De acordo com a organização dos Prémios dos Festivais Ibéricos, evento promovido pela Associação Portuguesa de Festivais de Música para distinguir os melhores festivais que se realizam em Portugal e Espanha, o português Bons Sons venceu as categorias de Melhor Festival de Tamanho Medio e Melhor Contribuição para a Sustentabilidade.

O Bons Sons que "invade" a aldeia Cem Soldos, na freguesia da Madalena, concelho de Tomar, durante quatro dias de Agosto, teve a sua primeira edição em 2012, tendo passado pelos seus oito palcos 147 concertos e cerca de 13.800 visitantes. O prémio de Best Major Festival (Melhor Festival) foi para o Primavera Sound, de Espanha, festival que também conquistou o galardão de Best Communication (Melhor Comunicação).

O também português Festival Músicas do Mundo (FMM), realizado no concelho de Sines, no Alentejo, sempre em Julho, foi distinguido com o galardão de Best Line Up — melhor alinhamento. O FMM, que se realiza desde 1999, é um dos mais reconhecidos festivais internacionais de músicas do mundo, que traz a Portugal vários intérpretes das músicas populares que se fazem pelo mundo, mostrando como as "tradições que buscam a contemporaneidade e as migrações de ideias e pessoas dissolvem as fronteiras criativas", conforme se pode ler na página oficial do festival.

Foto
Pelo Bons Sons já passaram 13.800 visitantes Miguel Madeira

Já o prémio de Melhor Performance ao Vivo foi para a actuação da banda britânica Muse, no NOS Alive, que subiu ao palco principal do festival em 2015 no Passeio Marítimo de Algés, em Lisboa. O prémio para o Best Small Festival (Melhor Festival Pequeno) foi para o Flower Power Fest, que se realiza em Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Sines, e que, como o próprio nome indica, nele se podem reviver os anos 60 e 70 e o espírito do célebre festival de Woodstock.

A Vodafone foi a marca que conquistou o prémio de Best Brand Activation (Melhor Activação de Marca), enquanto a rádio Vodafone FM foi eleita o Best Media Partner (Melhor Parceiro Media). Também o Party Sleep Repeat venceu o Best Indoor Festival (Melhor Festival Indoor), festival que se realiza em São João da Madeira, Porto, e que resulta de um projecto idealizado por um grupo de amigos de Luís Lima, vítima de cancro, que contagiou e emocionou a comunidade local com o seu optimismo, luta e força de vontade perante as adversidades.

O prémio de Best Service Provider foi para a empresa Sleelp'em'All, que proporciona soluções de alojamento temporário em vários festivais, nomeadamente no Paredes de Coura, NOS Alive ou MUSA Cascais. Já o prémio Best Hosting and Reception Sponsored (Melhor Hospedagem e Recepção Patrocinado) foi para o Piknic Electronik Lisboa, cuja primeira edição se realizou no ano passado, no parque da Tapada da Ajuda, em Lisboa. O Piknic Electronik começou em Montreal (Canadá) e alastrou-se um pouco por todo o mundo (Barcelona, Melbourne, Dubai, Paris), recebendo uma média de cinco mil visitantes de todas as idades, origens e orientações. Os nomeados para as vinte categorias do Iberian Festival Award foram revelados em Dezembro e os vencedores anunciados na noite de quinta-feira, durante o fórum Talkfest, dedicado aos festivais de música em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar