Alcoho-lock: este cadeado para bicicletas não te deixa pedalar bêbedo

O Alcoho-lock apresenta-se como o "primeiro cadeado alcoolímetro do mundo": só abre se a taxa de álcool no sangue estiver nos valores permitidos. Slogan: se pedalares, não bebas

Sais à noite. Estacionas a bicicleta, colocas o cadeado e vais à tua vida. Muitas cervejas depois, e com uns quantos "shots" pelo meio", regressas ao poste onde a tua "bike" te aguarda. Se tiveres um Alcoho-lock, é aqui que a história muda de figura.

Este "gadget" japonês é muito mais que um simples cadeado, ideal para os ciclistas que, mesmo embriagados, decidem pedalar trôpegos até casa (ou até à paragem seguinte). Isto porque o Alcoho-lock só se liberta da bicicleta com o sopro do condutor; se o "teste do balão", sincronizado com uma aplicação no "smartphone" por Bluetooth, registar uma taxa de alcoolemia acima da permitida, o cadeado não abre e a pessoa que o condutor escolher é imediatamente avisada. Para que o convença a deixar a "bicla" quietinha no seu canto, o faça andar em vez de peladar, o vá buscar. "Don't drink & ride" é o slogan; algo como "se pedalares, não bebas". 

Segundo o vídeo de apresentação, a Koowho lançou há uns meses aquele que dizer ser o "primeiro cadeado alcoolímetro do mundo" para que "os ciclistas andem nas suas bicicletas com segurança e sem acidentes".

Foto
Imagem da app DR

O Alcoho-lock é feito de alumínio e pesa 466 gramas. Apresenta, no entanto, algumas desvantagens, relata o Endgadget: precisa de estar carregado (a bateria totalmente carregada permite 40 testes ao álcool) e "não se sabe o que acontece se a bateria 'morre' quando o cadeado está preso à bicicleta". O preço também não é o mais convidativo: custa entre 200 a 300 euros. Ainda assim, os ciclistas mais zelosos já podem fazer a sua reserva por e-mail.

Sugerir correcção
Comentar