Torres dos Clérigos e Big Ben vão ficar mais próximas

Primeira parceria europeia do ex-líbris do Porto será com o Big Ben. Em breve arranca o projecto "Cycling Between Towers": dois irmãos vão fazer uma viagem de bicicleta entre as torres

Foto

As instituições responsáveis pelas torres dos Clérigos (Porto) e Big Ben (Londres) vão estabelecer, em breve, um protocolo com o objectivo de fomentar um "relacionamento mais próximo" entre os dois ícones de arquitectura europeia.

Em declarações à Lusa, o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar, explicou que há algum tempo que a instituição está a trabalhar no sentido de criar parcerias entre a Torre dos Clérigos, ex-líbris do Porto, e torres congéneres na Europa, e confirmou que a primeira parceria será com a famosa Torre do Big Ben.

O primeiro passo para a concretização da união entre Clérigos e Big Ben arranca no próximo dia 8 de Agosto, em Londres, com a iniciativa "Cycling Between Towers" (Pedalar entre torres). Dois irmãos portuenses, Rodrigo a viver em Londres, e Afonso a viver no Porto, vão fazer, em 20 dias de bicicleta, uma viagem desde o Big Ben aos Clérigos, com o objectivo de passarem mais tempo juntos e de angariarem fundos para doarem a duas instituições de crianças: Nariz Vermelho (Portugal) e Theodora Children´s Charity (Inglaterra).

A viagem solidária começa em Londres, às 10h30 do dia 8 de Agosto e prevê-se que os dois irmãos cheguem ao Porto no dia 28 de Agosto, às 11h30. "Esta iniciativa é um primeiro passo para um relacionamento mais próximo entre as duas torres e que em breve dará lugar a um protocolo entre as duas instituições", explicou à Lusa fonte da Irmandade dos Clérigos, entidade que já declarou publicamente o apoio à iniciativa "Cycling Between Towers", através de uma doação monetária para ajudar o projecto Nariz Vermelho.

A Irmandade dos Clérigos reconheceu o "mérito" da iniciativa dos dois irmãos, pelo seu carácter "social e solidário" indo ao encontro de uma "tradição pentassecular de amizade". "À chegada, os dois irmãos terão uma recepção digna do esforço, dedicação e solidariedade, mas também pela promoção desta parceria entre as duas torres europeias", acrescenta a Irmandade dos Clérigos.

Sugerir correcção
Comentar