Revista Egoísta celebra 15 anos e publica conto de Vasco Graça Moura

O número de aniversário inclui textos de Ana Sousa Dias e fotos de Alfredo Cunha e textos inédito de Inês Pedrosa, Gonçalo M. Tavares e Valter Hugo Mãe

Foto

A revista Egoísta celebra 15 anos de existência com o número "Egoísta 15", uma edição e 126 páginas que inclui o conto "Conversation Piece" de Vasco Graça Moura publicado há 15 anos no primeiro número da revista.

O director da Egoísta, Mário Assis Ferreira, escreve no editorial que "transcorridos que são 15 anos, eis que o tempo foi esculpindo a Egoísta, cinzelando-a em volúpias de explosão gráfica e iconográfica, conferindo-lhe o estatuto de 'Revista de Culto'".

Para o responsável, o percurso da revista — 61 edições e um acervo de 70 prémios, nacionais e mundiais — dão-lhe o "ímpar privilégio de serem mais as distinções concedidas do que as edições publicadas". O número do 15.º aniversário inclui textos de Ana Sousa Dias e fotos de Alfredo Cunha, "numa homenagem a quinze personalidades que marcaram esta época" e ainda os textos inéditos "As curvas do tempo", de Inês Pedrosa, "Duas horas — e quinze minutos. Um homem com um filme na cabeça", de Gonçalo M. Tavares, e "Quatro Velhos", de Valter Hugo Mãe, segundo comunicado da Estoril Sol, proprietária do título.

Para a Estoril Sol, a revista "distingue-se pelo seu percurso inovador, ousado e vanguardista" tendo nela colaborado "conceituados escritores, fotógrafos, poetas e jornalistas". "Uma saga editorial sem desvios de coerência, sempre fiel aos valores culturais que inspiram o Grupo Estoril-Sol, sempre moldada no empenho de uma incansável equipa criativa onde pontifica a Patrícia Reis. Foram centenas de textos, portfolios, reflexões, de grandes autores, nacional e internacionalmente consagrados, que generosamente, abraçaram as nossas páginas, densificando os nossos temas", sublinha Mário Assis Ferreira no editorial.

Já este ano a revista foi distinguida com três prémios na 24.º edição dos Papies, um certame que visa premiar e reconhecer a mestria e a qualidade de execução da indústria gráfica. Nos Papies foram premiados os números de Abril e Dezembro do ano passado, bem como a primeira edição deste ano, lançada em Março, com os temas "Revolucionar", "Anjos" e "Enigma", respectivamente. Os Prémios Papies são promovidos anualmente pela revista do PAPEL, uma publicação mensal da Pixelpower dedicada à comunicação gráfica A escritora Patrícia Reis assume as funções de editora da revista deste a sua fundação, em 2000.

Sugerir correcção
Comentar