Jovem universitária vence prémio Archiprix Portugal

Um projecto de mestrado para um espaço verde localizado em Tóquio valeu a Ana Paisano o prémio Archiprix Portugal

Foto
Ana Paisano DR

Ana Paisano, aluna da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, venceu a edição deste ano do Prémio Archiprix Portugal, que distingue os melhores projectos de mestrado em arquitectura, arquitectura paisagista e urbanismo, anunciou esta segunda-feira, 8 de Junho, a instituição. A estudante venceu a terceira edição com o projecto Vale-Parque Todoroki —Centro Interpretativo, para um espaço verde localizado em Tóquio, no Japão.

Outros quatro alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa — Afonso Botelho Santos, Emanuela das Neves Mendes, Maria Catarina Santos e Raquel de Sousa Henriques — receberam menções honrosas, segundo um comunicado da instituição. Os estudantes Ana Pedro Ferreira, da Escola de Artes da Universidade de Évora, Maria Ave Romani, da Universidade Autónoma de Lisboa, e Mariana Azevedo Campos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foram os restantes contemplados com menções honrosas, adianta uma nota da Archiprix Portugal.

O júri da edição de 2015 do galardão seleccionou o vencedor entre 27 finalistas a concurso, provenientes de 22 instituições de ensino portuguesas. O Archiprix é um concurso anual — com origem internacional — para finalistas de arquitectura, de carácter não comercial, que premeia as melhores teses de projecto apresentadas em cada ano académico. Em Portugal, a iniciativa é organizada pela Fundação Serra Henriques. Como objectivos, em Portugal, visa expor nacional e internacionalmente os novos talentos da arquitectura portuguesa, estabelecer um diálogo entre académicos e profissionais, divulgar o trabalho desenvolvido nas escolas de arquitectura do país e promover a qualidade e diversidade da nova arquitectura nacional.

Foto
O projecto vencedor, do Vale-Parque Todoroki —Centro Interpretativo, para um espaço verde localizado em Tóquio, no Japão

Criado em 2013, o Archiprix Portugal tem financiamento próprio e está enquadrado na rede internacional da Fundação Archiprix, formada em 1979. A rede internacional Archiprix integra os concursos Archiprix existentes, em termos nacionais, na Holanda, no Chile, na Europa Central, na Turquia, em Itália, Rússia e Singapura, e o concurso Archiprix Internacional, com abrangência mundial.

Sugerir correcção
Comentar