Alargamento não avança na próxima época

Sem apoio por parte dos clubes, a FPR manterá na próxima temporada o actual modelo competitivo, com 10 equipas na Divisão de Honra.

Foto
Carlos Amado da Silva (Foto

Quando tudo fazia prever que na próxima temporada haveria uma alteração do Modelo Competitivo na Divisão de Honra, a falta de apoio por parte dos clubes à proposta apresentada pela FPR originou um volte-face. Desta forma, em 2015-16 o principal escalão do râguebi nacional continuará a ser formado por 10 clubes e não por dois grupos de seis equipas, como chegou a ser previsto.

 

A introdução do modelo de 6 + 6 chegou a parecer um dado adquirido e a única dúvida estaria em se se iria optar pelo modelo apresentado pelo CDUL (dois grupos de seis clubes, em que as equipas de cada um dos grupos jogariam entre si, a duas voltas, havendo ainda uma terceira volta onde os dois grupos se cruzariam) ou pela FPR (os dois grupos que não se defrontavam na primeira fase e seriam formados três grupos numa segunda metade do campeonato).

 

Porém, Carlos Amado da Silva, presidente da FPR, colocou como condição para que o actual modelo competitivo fosse alterado ter o apoio de dois terços dos 12 formações que formariam a Divisão de Honra, mas pelo que o P3 Râguebi apurou, até à data fixada pelo dirigente para que os clubes se prenunciassem (quinta-feira), nem metade das equipas manifestou a sua posição, inviabilizando qualquer alteração.

Com este recuo, em 2015-16 continuará a haver 10 equipas na Divisão de Honra, que se vão defrontar num modelo a duas voltas, sendo que os seis primeiros apuram-se para o play-off. Esta decisão condena o RC Montemor a disputar a I Divisão na próxima temporada, sendo que os alentejanos serão substituídos pelo vencedor do duelo entre o RC Lousã e o CR Évora, que terá lugar neste sábado, a partir das 17h30, no Estádio Nacional. 

Sugerir correcção
Comentar