Revolução à vista nos modelos competitivos

O principal escalão do râguebi português deverá ser formado, já a partir da próxima época, por dois grupos de seis equipas

Foto
Nuno Ferreira Santos

Para já ainda não há nenhuma decisão definitiva, mas os actuais modelos competitivos do râguebi nacional deverão sofrer alterações significativas já a partir da próxima temporada. Uma das mudanças mais relevantes acontecerá no figurino da Divisão de Honra, que deixará o formato actual com 10 equipas para passar a contar com 12 clubes, divididos em dois grupos.

Embora a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) esteja ainda numa fase de auscultação dos clubes, o PÚBLICO apurou que a opção de transformar o principal escalão do râguebi nacional numa prova de 12 equipas, divididas em dois grupos, mereceu a concordância de todos os clubes que estiveram reunidos na passada segunda-feira com Carlos Amado da Silva, presidente da FPR.

Num encontro onde não estiveram presentes as equipas do Norte e do Centro do país, que apenas ontem se reuniram com o líder federativo, o modelo de 6+6 não mereceu reparos, mas em cima da mesa estiveram propostas diferentes defendidas por Amado da Silva e pelo CDUL. O projecto que recolheu mais apoio dos clubes presentes acabou por ser o dos campeões nacionais, que defendem um formato a três voltas, onde as equipas do Grupo A e B se cruzariam uma vez e onde haveria lugar a um play-off a meio do campeonato, entre a fase Inicial e Final, entre o 1.º do Grupo B e o 4.º do Grupo A, com o objectivo de permitir que qualquer uma das 12 equipas em competição possa ser campeã.

Nos escalões secundários, o Sporting avançou com uma proposta de fusão entre a I e a II Divisão, dando origem a apenas um campeonato, que numa fase inicial seria dividido por duas ou três zonas regionais.

Em relação às camadas jovens, os actuais escalões de Sub-16 e Sub-18 deverão dar lugar a provas de Sub-17 e Sub-19, sendo que houve consenso por parte dos clubes de que o actual campeonato de Sub-escalão sénior (Sub-23) deverá ser substituído por uma outra solução, que deverá passar pela formação de equipas “B”.

 

Sugerir correcção
Comentar