Resumos da 15.ª jornada: CDUP-CDUL

Com uma grande dose de felicidade à mistura, os campeões nacionais venceram em Leça da Palmeira, por 15-13

A vitória podia ter sorrido para qualquer dos lados, mas o CDUL foi mais feliz e a invencibilidade dos "universitários" de Lisboa sobreviveu a mais uma jornada. No Campo da Bataria, em Leça da Palmeira, os campeões nacionais realizaram uma exibição abaixo das suas possibilidades, mas o CDUP, sem Rodrigo Figueiredo, não teve a eficácia habitual na hora de rematar aos postes, perdeu por 13-15 e acabou por ter que se contentar com o bónus ofensivo.

Pela terceira vez esta época, o CDUL salvou-se in extremis de sofrer um desaire na Divisão de Honra. Com a artilharia pesada quase toda de regresso ao campeonato após dois fins-de-semana a competir na qualificação para a Challenge Cup, os lisboetas tinham pela frente um CDUP com apenas quatro suplentes e enfraquecido pelas ausências de jogadores importantes, como Rodrigo Figueiredo e Vasco Marques, mas de forma surpreendente, o jogo foi sempre equilibrado, com os portuenses a assumirem o domínio em largos períodos.

Numa primeira parte que chegou a estar interrompida devido à queda de granizo, o CDUP podia ter-se adiantado no marcador aos 6’, mas Francisco Vareta desperdiçou a primeira penalidade que dispôs no encontro. Cerca de 15 minutos mais tarde, na segunda tentativa, o “10” dos “verdes” não falhou: 3-0.

Foto

O CDUL, porém, respondeu de imediato. Aos 24’, Francisco Pinto Magalhães marcou rapidamente uma falta, Penha e Costa cruzou com Francisco Appleton e o centro dos “universitários” de Lisboa fez o primeiro ensaio (3-7).

Foto

Já depois da interrupção, o CDUP marcaria um excelente ensaio, pelo seu formação Carlos Sottomayor e voltaria ao comando do marcador (10-7), mas em cima do intervalo, após um alinhamento, um maul do pack do CDUL só parou depois da linha de ensaio, com o toque de meta de João Almeida (10-12).

Foto

Após o descanso, o CDUP necessitou apenas de 127 segundo para retomar a dianteira (13-12) com uma penalidade de Vareta, mas quatro minutos depois, o mesmo jogador não conseguiu somar mais três pontos para a formação do Porto. Em desvantagem o CDUL tentou reagir, mas aos 66’, foi a vez de Pedro Cabral falhar uma penalidade. Sensivelmente da mesma posição, cinco minutos depois, a pontaria do internacional português foi mais certeira: 13-15.

A incerteza sobre o vencedor manteve-se até final e no último minuto, Francisco Vareta teve nos pés a oportunidade de impor ao CDUL a primeira derrota no campeonato, mas o remate do jogador dos portuenses saiu ligeiramente ao lado dos postes e os campeões nacionais respiraram de alívio.

Acompanhe as últimas notícias da Divisão de Honra na página do Facebook da Review Sports.

Sugerir correcção
Comentar