“Buldogues” estreiam a nova fortaleza do RC Santarém

A recepção do Sporting ao Caldas RC abre na manhã deste sábado a sexta jornada da I Divisão

Foto
Martim Falcão Neves

No papel, o duelo entre o Sporting e o Caldas RC no Campo B do Estádio Universitário de Lisboa será o jogo mais interessante da 6.ª jornada da I Divisão, mas o facto de maior realce da ronda acontecerá em Santarém, onde a equipa da casa vai estrear frente ao CR São Miguel o relvado do seu novo porto-de-abrigo, localizado no antigo campo da Escola Prática de Cavalaria.

O prato forte de um dia histórico para o RC Santarém está marcado para as 13h00, quando as equipas seniores dos “cavaleiros” e dos “buldogues” se defrontarem, mas o programa das festas começa mais cedo. A concretização de uma ambição com quase três décadas por parte dos escalabitanos está marcada para as 10h30, quando se fizer a inauguração do relvado, sendo que a partir das 11h00 as equipas de Sub-8, Sub-10 e Sub-12 de RC Santarém e CR São Miguel terão o privilégio de pisar o novo tapete.

Festividades à parte, o confronto entre “cavaleiros” e “buldogues” promete bastante equilíbrio e terá um peso relevante nas contas da luta pela manutenção na I Divisão. Ainda sem qualquer ponto – fez todos os jogos na condição de visitante -, o RC Santarém mostrou competência na última partida que realizou, ao provocar um enorme susto ao Benfica, mas do outro lado estará uma equipa lisboeta motivada, após ter alcançado no passado fim-de-semana o segundo triunfo no campeonato.

Foto

A ronda, todavia, abre em Lisboa com um frente a frente de resultado imprevisível. De um lado o Sporting regressa a casa após sofrer em Évora a primeira derrota na prova, do outro estará o campeão em título moralizado por um esclarecedor triunfo contra o RC Loulé (77-3). O factor-cada dá aos “leões” ligeiro favoritismo, mas os “pelicanos” têm trunfos para lutar pela vitória.

A deslocação mais longa da época para o RC Lousã não deverá trazer sobressaltos para os beirões. No Algarve, o líder incontestado da competição até ao momento vai defrontar uma formação louletana que tem sentido muitas dificuldades neste arranque de temporada e seria uma surpresa se os lousanenses regressassem a casa sem os cinco pontos.

Na Sobreda da Caparica, o Benfica vai entrar em campo depois de deixar uma excelente imagem há uma semana no Estádio José Redondo. Os “encarnados” estiveram muito perto de conseguir bater o RC Lousã e se mantiveram a mesma atitude a tarde não será nada fácil para o V. Setúbal.

A poucos quilómetros de distância, o Campo do Gaio colocará à prova mais um candidato aos primeiros lugares. A realizar um excelente início de época, o Rugby Vila da Moita recebe o vice-líder CR Évora e apesar de os alentejanos partirem como favoritos, a partida não se antevê nada fácil para os evorenses perante uma formação que em casa ganha forças redobradas.

Sugerir correcção
Comentar