ANA tem bolsas de estudo para quem vive perto de aeroportos

A ANA — Aeroportos de Portugal tem 12 bolsas anuais de três mil euros para atribuir a estudantes de ensino superior com carências económicas que vivam perto dos aeroportos geridos pela empresa. Candidaturas até 15 de Outubro

Foto
Rafael Marchante/Reuters

“Bolsas de estudo ANA Solidária” é o nome do programa que a entidade gestora de aeroportos portuguesa promove e segundo o qual pretende “apoiar o prosseguimento de estudos dos estudantes com bom aproveitamento escolar e economicamente carenciados”.

Em causa estão 12 bolsas de estudo para serem atribuídas a jovens que vivam perto dos aeroportos da ANA [vê lista ao lado], aquando da entrada no ensino superior.

As bolsas abrangem estudantes que ingressem em estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo para a frequência do grau de licenciatura. Atribuídas anualmente, as bolsas têm um montante de três mil euros, dividido em dez prestações mensais, como se pode ler no regulamento do programa.

Para se poderem candidatar, os estudantes têm de ser residentes, há mais de dois anos, “num concelho limítrofe de um aeroporto sob exploração da ANA”, estar matriculados “num curso homologado do ensino superior” e não possuir, “por si e através do agregado familiar em que se integra, um rendimento mensal ‘per capita’ superior ao valor mensal do salário mínimo nacional”. Além disso, os bolseiros não podem ter mais do que 20 anos e uma classificação média no ensino secundário igual ou superior a 14 valores é obrigatória.

Todas as informações relativas ao processo de candidatura — cujo prazo limite é 15 de Outubro — e a eventuais renovações das bolsas podem ser consultadas no regulamento. Em 2013, apenas 79 jovens submeteram candidaturas para as então 11 bolsas disponíveis.

Sugerir correcção
Comentar