Chama-se Pipo e é uma pipa de cortiça premiada

A marca portuguesa DAM venceu mais uma vez o Projectos Originais Portugueses, este ano com a pipa Pipo, a dupla de designers apostou novamente em material nacional, desta vez a cortiça

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DAM

É um pequeno banco ou uma mesinha e pode ser transportado para qualquer lado. Chama-se Pipo e é uma pipa, remete para o tradicional barril de madeira utilizado no armazenamento e transporte do vinho, mas é feito em cortiça. Ficou em primeiro lugar na categoria mobiliário, na sexta edição do POPs (Projectos Originais Portugueses).

É a segunda vez que a dupla de designers, responsável pela criação do Pipo, venceu no POPs. A designer Joana Santos contou ao P3 o que a DAM ganhou com mais este primeiro lugar. “Esta nova distinção irá certamente firmar o nosso trabalho no mercado nacional, provando mais uma vez a qualidade daquilo que desenhamos, mas sobretudo a qualidade daquilo que idealizamos como produtos de mobiliários e acessórios, mais próximos das pessoas, mais emotivos e em harmonia com o ambiente e a natureza”.

Na edição deste ano, mais do que participar, a equipa revela que quis homenagear a cidade do Porto. "Enquanto designers", acrescenta Hugo Silva, "somos contadores de histórias. Por isso, desenhamos peças que se apoiam numa estratégia identitária local, em que cada produto conta uma história”.

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A Joana tem um gosto especial pelo design gráfico. O Hugo não dispensa o caderno de esboços e desenha por impulso.

Esta nova vitória dos designers portuenses irá permitir a comercialiação na loja de Serralves e a mentorização de Salvador Gonzaga, CEO da WeWood, mentor da Categoria Mobiliário. “Além disso, irá também permitir a formação executiva na Porto Business School, no valor de 1000€ em programas de longa duração: MBAs, Pós-Graduações e Curso Geral de Gestão”, revela Joana Santos.

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Em 2013 os designers conseguiram o primeiro lugar na mesma categoria com o mobiliário Nel e Maria, desse prémio resultou a criação da marca DAM, referem que a sua evolução neste último ano passou exactamente por aí. “Deixamos de ser freelancers, hoje temos a responsabilidade de uma marca”.

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Para eles ou para elas?

“No sector das empresa, os homens, na maioria dos casos, são os líderes, as mulheres são mais responsáveis pelas compras, são mais exigentes que eles”. O mercado da DAM está voltado para os profissionais nos sectores da decoração e hotelaria — otéis, decoradores, e ateliers de arquitectura e interiores — que procuram produtos de gama média alta com valores e histórias culturais para inserir nos seus projectos.

Além de ser uma marca para profissionais a DAM está mais direccionada para o mercado internacional. Ainda assim Hugo Silva afirma que têm tido boas surpresas com o mercado nacional.

Os produtos mais recentes da marca são a cómoda Chicos, a cama Lena e as almofadas Anas, mas a Joana e o Hugo prometem mais novidades. “O Pipo virá com amigos”.

A DAM vai estar presente na feira 100% Design, em Londres, que se irá realizar de 17 a 20 de Setembro.

Texto editado por Luís Octávio Costa

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