DAM: este design português procura financiamento

Dois jovens portugueses querem desenvolver linha de mobiliário 100% nacional e, para isso, criaram uma campanha de crowdfunding no Kickstarter. A DAM dá um lado humano e tradicional às peças de madeira e palha

Foto
DAM

Silva, o relógio com bigodes, e Lena, a cama preguiçosa, são dois dos novos produtos da DAM, uma marca portuguesa sediada em São João da Madeira que lançou uma campanha de “crowdfunding” na plataforma Kickstarter, em busca de financiamento. Só pelos nomes destas duas novas peças dá para perceber que Joana Santos e Hugo Silva apostam na identidade portuguesa. “Cada produto é uma personagem”, diz Joana, de 27 anos, que salienta “o lado humano e tradicional” das suas criações.

Em 2013, os dois designers viram o conjunto de mesas-de-cabeceira com candeeiro integrado, Nel & Maria, vencer o concurso POP (Projecto Original Português) promovido pela Fundação de Serralves, na categoria mobiliário. Do prémio resultaram a criação da DAM e muitas novas ideias. Apresentaram a DAM em Londres, na feira 100% Design, em Setembro de 2013 e agora querem avançar com o desenvolvimento de mais produtos.

A linha DAM tem 17 peças, algumas da mesma família e com variantes, e o público-alvo são “ateliers, gabinetes de decoração e hotelaria”, diz Hugo, de 28 anos. O objectivo dos dois jovens é comunicar com estes sectores as hipóteses de personalização dos produtos e começar a entrar no meio.

Esta é uma marca “100% portuguesa”. Garante a equipa da DAM que “toda a produção é nacional”: a palha do candeeiros Sara é de arroz, apanhada em Fafe e trabalhada por artesãos, o contraplacado de madeira também é português e os produtos são fabricados na indústria de Paredes e Paços de Ferreira. Trabalham muito com cooperativas de artesãos e escolheram ficar em São João da Madeira por ser “um pólo muito interessante do ponto de vista do investimento ligado a trabalho e a empresas criativas”, justifica Hugo. Além disso tem “uma localização estratégica, mais próximo do centro do país e ainda no Norte”, salienta Joana, e para breve está a inclusão na Oliva Creative Factory.

Foto

No Kickstarter, com a campanha “Smile with DAM” (com direito a “hashtag” #smilewithdam ), Joana e Hugo pretendem angariar 14 mil libras (cerca de 17.500 euros) até 16 de Julho. Tal valor é para ser usado no desenvolvimento e promoção de novas peças e, também, para poderem regressar à 100% Design, em Londres, já no próximo mês de Setembro. Os quatro produtos da campanha — o relógio Silva, a cama Lena, a almofada Ana e a cómoda Chicos — são os mais recentes da marca e podem ser adquiridos com descontos, mediante a contribuição no Kickstarter.

Foto

O site da DAM é a forma mais utilizada por quem procura os produtos desta nova marca, mas é possível vê-los ao vivo na Loja de Serralves e na Scar Id, no Porto, e na Paris:Sete e Arte Assinada, em Lisboa. Em São João da Madeira, as peças DAM estão à venda na Bule Bule. Os preços vão dos 40 euros para os acessórios como as almofadas Ana e podem chegar aos dois mil, o valor da cama Lena.

Foto
Foto
Joana Santos e Hugo Silva tentam angariar cerca de 17.500 euros em campanha no Kickstarter
Sugerir correcção
Comentar